sábado, 3 de novembro de 2012

PE : TERMINAIS NÃO INAUGURADOS CAUSAM DESORDEM

 DESORDEM POR CAUSA DE TERMINAIS AINDA NÃO INAUGURADOS.
   Se algumas pessoas se sentiram prejudicadas pela falta de organização na identidade visual dos ônibus de cada dia, outras tantas garantiram não terem se atrapalhado tanto. Foi o caso do estudante universitário Rodrigo Leal, 22 anos, morador do bairro da jangada, em Jaboatão dos guararapes." Vi um ônibus vermelho numa linha que passa por aqui e achei estranho, mas olhei para o letreiro e deu tudo certo", recorda, referindo-se a linha Candeias/ Joana Bezerra , outra que , repentinamente , deixou de receber o padrão visual da empresa pela qual é operada.
     A explicação para a desordem está na demora da inauguração dos terminais integrados Tancredo Neves e Cajueiro Seco, cujas obras já foram concluídas. Juntamente com as unidades do Aeroporto- aberto ao público em abril- , e de prazeres- ainda em obras-, esses terminais vão atender, conforme a secretaria das cidades do Governo do Estado, a uma demanda de 150 mil passageiros por dia, através da integração com a linha Sul do Metrô.
    Atualmente com apenas o terminal integrado inaugurado, essa quantidade chega a 45 mil usuários/ dia . De início , a inauguração desses dois terminais já concluídos estava previsto para o final do ano passado. Agora , a secretaria das cidades anuncia Dezembro deste ano como prazo final. Conforme informações repassadas pela assessoria de imprensa da CBTU/ METROREC, o motivo do adiamento é a espera por mais composições do metrô que atualmente opera com cinco trens no ramal Sul.

    A expectativa é que, até 2014 ,haja o reforço de mais sete veiculos naquela linha, elevando o total de composições para 12. A primeira delas deve chegar até Novembro próximo. 
  A inauguração das últimas obras  de requalificação da estrada da Batalha ( PE- 08 ), em Jaboatão dos Guararapes, o Governador Eduardo Campos explicou que não faz sentido permitir a chegada dos ônibus a dois grandes terminais antes que a CBTU/ Metrorec reforce sua frota. " A demanda de usuários será muito grande e precisa ser bem atendida de forma conjunta , tanto pelo ônibus como pelo metrô.
  Estamos só esperando que a CBTU concessione mais trens para pode inaugurar esses dois terminais ", divulgou o gestor na ocasião.

     O fato é que, nos últimos meses, as empresas que integram o sistema de transporte público da região Metropolitana ( RMR ) adquiriu ônibus novos destinados aos terminais em questão. A maioria deles, portanto, veio padronizados nas cores do sistema estrutural Integrado ( SEI ) e ficaram vários meses sem uso nas garagens das companhia rodoviárias.

      O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, NELSON MENEZES, reconheceu que a escalação de veiculos s.e.i. em linhas que não fazem integração não é o ideal, mas alegou que os novos ônibus estejam em plena operação nas ruas à terem que ficarem parados nas garagens.

     As linhas Brigadeiro, Ivo Borges e Cajueiro Seco tiveram a sua cor trocada pela a AMARELA do s.e.i., Já a linha Candeias / Joana Bezerra com destino a Boa Viagem está na cor VERMELHA.

FONTE  : Folha PE  / Fortalbus.com
FOTOS : Fortalbus.com   
       

Nenhum comentário: