segunda-feira, 1 de março de 2021

INTERNACIONAL : FIRST BUS OPERA DD´S A HIDROGÊNIO.

 ESCÓCIA 

FIRST BUS OPERA DOUBLE DECKERS  A HIDROGÊNIO NA ESCÓCIA E SE COMPROMETE A NÃO COMPRAR ÔNIBUS Á DIESEL APÓS 2022. FROTA É DE 15 VEÍCULOS, COM INVESTIMENTOS DE 500 MIL EUROS CADA.


A primeira frota de ônibus movidos a hidrogênio do mundo foi colocada em operação pela First Bus, um dos maiores operadores do Reino Unido. Os veículos circulam nas ruas da cidade de Aberdeen, na Escócia, desde janeiro.

A operação dos ônibus movidos a hidrogênio é feita com 15 veículos double decker (de dois andares). O projeto contou com um investimento de 8,3 milhões de euros e foi financiado pela Câmara Municipal de Aberdeen, pelo governo escocês e pela União Europeia.

Para cada veículo, foi investido cerca de 500 mil euros. Os ônibus utilizam uma estação que produz e abastece hidrogênio, inaugurada em 2015. A empresa informou que o abastecimento é feito em menos de 10 minutos.

COMPROMETIMENTO

Além disso, em 22 de fevereiro, a empresa divulgou um comunicado reforçando o comprometimento assumido de não comprar ônibus a diesel após 2022. Assim, a First Bus prevê que até 2035 toda a operação será realizada por ônibus com zero emissão de poluentes.

Em decorrência do compromisso, a empresa firmou uma parceria com a Arrival, que cria veículos elétricos utilizando novas tecnologias. Juntas, as companhias vão testar um ônibus com zero emissões a partir de setembro, nas principais rotas do Reino Unido. 

O veículo, de um andar, possui apenas uma porta na parte da frente e capacidade para 36 passageiros sentados. O piso é plano, para promover maior acessibilidade e mais espaço para que as pessoas viagem em pé.


Ônibus com zero emissões será testado durante o outono do Reino Unido.

O ônibus possui até 310,8 kWh de capacidade de armazenamento de energia com a opção de carga CA (corrente alternada) e CC (corrente contínua).

A First Bus já desempenha um papel de liderança na operação de veículos de baixa ou zero emissões, com ônibus elétricos em Leeds, Glasgow, na Escócia. Também possui a maior frota Park & ​​Ride (estacione e embarque) elétrica do país em York e uma forte frota de ônibus a biometano em Bristol.

“Hoje é um dia importante na transição para um ecossistema de transporte mais sustentável e focado no usuário e estamos entusiasmados em parceria com a First Bus neste teste e para as pessoas experimentarem o ônibus da Arrival em vias públicas”, disse Avinash Rugoobur, presidente da empresa, em nota.


Matéria  :  Jéssica Marques

Fotos  :  Divulgação First Bus

Fonte  :  Diário do Transporte

www.diariodotransporte.com


Jessica Marques para o Diário do Transporte

Nenhum comentário: