sexta-feira, 27 de agosto de 2021

BRASIL : CHINESA HIGER DESEMBARCA NO BRASIL.

INOVAÇÃO

BRASIL - CHINESA HIGER DESEMBARCA NO BRASIL ÔNIBUS DE FRETAMENTO 100% ELÉTRICO, A PREVISÃO É PARA MARÇO DE 2022. 


A empresa chinesa Higer confirmou ao Diário do Transporte na sexta-feira, 27 de agosto de 2021, que em março de 2022 vai enviar ao Brasil para testes e com vistas a atender ao mercado nacional mais um veículo de transporte coletivo 100% elétrico.

Trata-se de um ônibus elétrico voltado para operações de fretamento, tanto eventual como contínuo, indicado para aplicações como receptivos de hotéis, transfers em eventos, circulação em condomínios, áreas hospitalares e aeroportos, transportes de estudantes, entre outros.

A vantagem do veículo nestes tipos de serviços, segundo a empresa, é a emissão zero de poluentes na operação, e o baixo nível de ruído em comparação com ônibus a diesel.


O veículo é do modelo FE10BR, com 45 assentos, do tipo monobloco. (Veja ao fim da matéria mais fotos)

Segundo o diretor da Higer Bus para a América do Sul, Marcelo Barella, o modelo tem três opções de baterias: 288Kwh, 385 Kwh e 422 Kwh.

Com a maior capacidade de bateria, a empresa promete uma autonomia de até 300 km.

Quanto ao tempo de recarga, a Higer diz que é possível alcançar uma carga completa em 2h30.

Além da aplicação de fretamento, outra indicação é o transporte intermunicipal de curta ou média distância, incluindo linhas seletivas, como as que a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) tem na Grande São Paulo ou os chamados “frescões” do Rio de Janeiro.

O modelo que vai desembarcar no Brasil tem as seguintes dimensões: 10.760 mm de comprimento, 2500 mm de largura e 3.680 mm de altura.

A expectativa é que sejam iniciados testes principalmente nos condomínios do Rio de Janeiro, mas já há conversas com empresas na capital e no interior de São Paulo.

URBANO A CAMINHO:

Como mostrou o Diário do Transporte, está a caminho um monobloco urbano 100% elétrico, modelo Azure A12BR, de 12,2 metros, que será testado inicialmente nas empresas Transwolff Transportes e Turismo (que atua na Zona Sul), a Sambaíba Transportes Urbanos (zona Norte) e a Viação Metrópole Paulista (zonas Leste e zona Sul). Depois, o modelo vai seguir para circular experimentalmente em Ribeirão Preto, no interior paulista.

O veículo deve desembarcar no Brasil em setembro.

A Higer vai desembarcar no Brasil uma linha de vans de sete metros para cargas e passageiros.

O veículo pode ser usado em diferentes aplicações.

De acordo com Barella, a capacidade é de 1,8 tonelada e 14,8 metros cúbicos.

Veja as fotos do modelo de fretamento:







Matéria  :   Adamo Bazani 
Colaboração    Jéssica Marques
Fotos  : Diário do transporte
Fonte  :  Diário do Transporte
www.diariodotransporte.com.br

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Jessica Marques

Nenhum comentário: