sexta-feira, 15 de março de 2013

CE : CAMPUS DO PICI / UNIFOR

CAMPUS DO PICI / UNIFOR
DESDE 1983

   No final da década de 70 , estudante de  Fortaleza demonstrava a necessidade de uma linha de ônibus ligando o campus da Universidade Federal do Ceará- no Pici, à Universidade de Fortaleza - Unifor. Na época, os técnicos da antiga Secretaria de transporte do município realizaram estudos para um possível itinerário que ligasse esses dois complexos Universitários.
    A principio, os estudantes revelaram a ineficiência da linha, se viesse a ser implantada como serviço regular. Um dos principais motivos de sua inviabilidade seria o alto intervalo de espera entre dois ônibus e excesso de capacidade ociosa, pois o campus do pici funcionava somente até as 20 horas.
     Fora analisados sete percursos diferentes  , com a preocupação de atender a outros usuários, através da interligação de pólos residenciais, comerciais e industriais.Os estudantes solicitavam também,mais ônibus em circulação nos horários de início e termino das aulas, além de uma linha que fizesse o trajeto pela Avenida 13 de maio continuando pela Jovita Feitosa  até o Campus do Pici. Na época, estudantes tinham como opção só mente os ônibus das empresas Cialtra e CTC.
       Depois de insistentes pedidos das duas universidades e da necessidade dos funcionários e alunos de serem atendidos por uma linha de ônibus que liga a Zona Oeste e Leste da cidade, a secretaria de Transportes finalmente implantou a linha Campus do Pici / unifor no dia 15 de Agoso de 1983. A Viagem inaugural foi realizada por um ônibus da Empresa São José de Ribamar.
          Hoje, ha quase três décadas depois, a  075 une mais duas Universidades, é uma das mais importantes linhas da capital ligando as zonas Oeste e leste de Fortaleza, servindo uma região considerada corredor estudantil que é a Avenida 13 de Maio.

Fonte ________________ :
Banco de Dados CEPIMAR
Foto ________________ :
Diário do Nordeste




Nenhum comentário: