quinta-feira, 21 de março de 2013

MAIOR LINHA DE ÔNIBUS URBANO

MAIOR LINHA DE ÔNIBUS
URBANO PERCORRE 
103,3 KM
   A " RAINHA DA MADRUGADA " , como é conhecida a linha de ônibus mais extensa de São Paulo, é cercada e Números e estatísticas impressionantes. Ela liga o Centro da capital ao extremo Leste, o Bairro Cidade Tiradentes.

    A cada jornada, ela percorre exatos 103,272 KMs, em sua volta completa, no trajeto circular de ida e volta, Centro- Bairro - Centro, enquanto a média das linhas da cidade é de 26 KMs. Isso significa que a RAINHA faz apenas uma viagem, enquanto as outras fazem quatro.
    OUTRA COMPARAÇÃO
      São Paulo e Campinas são separadas por 83 KM. Rio de Janeiro e Terezópolis, na região serrana do estado, por 91 KM. A RAINHA tem apenas Quatro horários de saída do terminal Amaral Gurgel, no Centro. Todos, claro, de madrugada : oh 502h05 , 3h15 e  4h30.

   Ela gasta entre 2h15m e 3 horas para percorrer metade do trecho circular, ou seja, o pedaço do Centro até o Bairro, na ida, ou o trecho do bairro até o Centro, na volta. A média oficial, divulgada pela empresa detentora da linha e a prefeitura, é de 2h35m por cada metade.

      Para completar todo o trecho circular, a RAINHA consome, portanto, entre 4h30 e 6 horas. Isso quando o trânsito está normal na região, o que significa dizer o seguinte: Números de passageiros e de paradas ao longo do absurdo e o trânsito infernal da cidade livre de formigueiros de carros e acidente ainda mais insuportáveis do que o comum na média do dia.
      No mesmo tempo do trajeto da RAINHA, 6 horas , um ônibus intermunicipal percorre os 429 KMs entre os terminais Rodoviários Novo Rio, no Rio de Janeiro, e do Tietê , em São Paulo.  Com uma parada de meia hora para refeição.
  Criada nos anos 1980 para atender moradores de Bairros da Zona Leste, a linha transporta entre 200 e 400 passageiros em situação normal a cada rodada circular completa. E até 600 passageiros em dias com ocorrências ou eventos especiais na cidade ou no horário mais concorrido que sai do Centro ás 2:05, sobretudo de sexta - feira à Domingo.

Fonte ______________:
Portal R7
Foto _______________:

Nenhum comentário: