quinta-feira, 21 de março de 2013

DF: BRASILIA TERÁ ÔNIBUS ELETRICOS

Brasilia terá ônibus
Elétricos circulando
até 2014
   
    A sociedade de Transporte Coletivo  de Brasília (TCB ) Firmou o compromisso com o governo de oferecer, na copa de 2014, ônibus não poluentes para ligar o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitshek, por meio de ônibus executivo, a algumas regiões de Brasília. Segundo o diretor da empresa, Carlos Koch, depois de testados os veículos serão introduzidos  em outros itinerários.

    Ele ainda não sabe se os primeiros ônibus serão híbridos ou elétricos, mais a ideia é usar os dois modelos na futura frota. " Com relação aos híbridos, estamos esperado obter uma linha de crédito com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES  ) para adquirirmos de 25 a 30 ônibus no primeiro semestre do ano que vem", revela o diretor.
    Sobre os elétricos, Koch ressalta que não há produção no Brasil e destaca a principal intenção da Empresa: Atrair uma fábrica Chinesa para o Distrito Federal. Para isso, a segundo o Desenrolar da negociação com o grupo de companhias Rui Hua e Alfa Bus - representados no Brasil pela S4 Clean Energy.

 Assumimos um memorando de entendimento com vistas para trazer a tecnologia para o DF, com o apoio do Agnelo" , adianta Koch, " mais até lá, aguardamos a chegada de um ônibus chinês para iniciar a fase de testes e verificar como esse veículo vai se comportar, só então haverá subsídios para decidir pela fabricação no país" , explica.

       BATERIAS
   Os ônibus elétricos que circularão na cidade daqui a dois anos serão movidos a bateria por meio de um tomada especial. No entanto o ponto fraco desse sistema é a desvantagem das baterias serem limitadas por terem custo elevado e vida útil curta, em média de cinco anos.
      Outro preocupação é com o momento de recarregar os ônibus, " será preciso combinar com a Companhia Energética de Brasília ( CEB ) o melhor horário para carregar os ônibus será na madrugada,para não dar pane na rede elétrica terá de se evitar o período entre 18 e 21 horas por serem horários de pico de energia.
    INTEGRAÇÃO
    A integração deverá ser feita entre os mais variados meios de transportes e deverá unir o VLT e o Metrô. 

Fonte ______________:
Correio Brasiliense







Foto _______________:

Nenhum comentário: