quinta-feira, 26 de junho de 2014

AUTO VIAÇÃO SANTA CRUZ ; A ORIGEM DA NOVA FROTA DE BAYEUX.

APÓS LICITAÇÃO EMPRESA AUTO VIAÇÃO SANTA CRUZ DEIXA DE OPERAR NA GRANDE RECIFE.

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto: Paulo Rafael Viana
Fotos: Acervo Paraíba Bus Team



Nessa última semana a população de Bayeux, na grande João Pessoa, se deparou com mais algumas novidades pelas ruas. Uns ônibus de três portas, brancos com uma pintura laranja com preto, e uns adesivos com o nome da empresa Wilson por cima. A Metro Transportes (ou Wilson) adquiriu parte da frota de uma empresa que fechou suas portas na região metropolitana do Recife, e pela necessidade de circularem logo, foram operar ligando Bayeux a  João Pessoa do jeito que chegaram, com pintura e prefixo recifenses intactos. Vejam nessa matéria um pouco mais sobre a origem desses novos ônibus!

A empresa pernambucana Auto Viação Santa Cruz, fundada em 1960 e que era sediada em Jaboatão dos Guararapes, encerrou suas atividades no dia 7 de fevereiro desse corrente ano de 2014. Ela fechou por não ter se enquadrado dentro da licitação do STPP/RMR (Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife), ficando assim de fora do sistema do Grande Recife Consórcio de Transporte.

Um dos ônibus da Santa Cruz em um dos terminais do Recife.

Com o fechamento da empresa, toda uma frota ficou inativa, sobrando na garagem sem poder operar. Mas rapidamente os melhores carros da empresa foram aproveitados por outras empresas que começaram a adquiri-los, como foi o caso da Metro Transportes, que adquiriu vários ônibus da Santa Cruz, sendo que até o fechamento dessa matéria, oito já se encontram em operação na cidade de Bayeux.

Motorista registra último dia de operação da empresa no Grande Recife. Foto de Silas Gauvão.

A Santa Cruz operava um total de 12 linhas, duas delas sendo linhas do serviço bacurau. Essas linhas ligavam vários bairros do grande Recife a terminais do SEI – Sistema Estrutural Integrado, e dos terminais tinham linhas para o centro do Recife e para outros terminais. Todas as linhas cobravam a tarifa “A”, que até então custa R$ 2,15. As linhas que a Santa Cruz operava até seu fechamento eram essas:

103 – UR-11 / Barro
108 – Barro / Ceasa
137 – UR-11 / TI Tancredo Neves
143 – UR-06 / TI Tancredo Neves
146 – UR-11 (Bacurau)
149 – Zumbi do Pacheco / TI Cavaleiro
167 – TI Tancredo Neves (Imip)
219 – TI Jaboatão / TI Tip (Sancho)
220 – TI Jaboatão / TI Cavaleiro
250 – Santo Aleixo / Jaboatão (Luz)
251 – Santo Aleixo / Jaboatão (Rios)
254 – Jaboatão (Bacurau)

ônibus Articulados também faziam parte da frota da Santa Cruz.

A Santa Cruz operou também a linha 200 – Jaboatão (Parador), mas a trocou com a Empresa Metropolitana pela linha 167 citada acima.



Essa pintura que todos nós vimos rodando em caráter provisório por Bayeux era a mais recente pintura da extinta empresa pernambucana. A Metro Transportes a aproveitou provisoriamente, colando apenas um adesivo com o nome “WILSON”. Inclusive o prefixo foi aproveitado por enquanto, até que todos recebam a identidade visual da Metro e seus devidos prefixos no padrão correto: 55XX.

Pintura antiga da Santa Cruz

Houve uma pintura anterior a última que existiu. Na foto abaixo podemos ver um dos carros que ostentavam a pintura antiga, e também uma das raridades que se encontrava em plena operação no Recife: um Ciferal Padron Cidade I com chassi Volkswagen 16.210 Euro III.

Um dos Apache Vip no Terminal Tancredo Neves

Para encerrar essa matéria que falou um pouco sobre a Auto Viação Santa Cruz, empresa pernambucana que fechou suas portas em 7 de fevereiro e que teve parte de sua frota adquirida pela paraibana Metro Transportes > Wilson, vamos fazer uma retrospectiva dos ônibus ex-Santa Cruz que já se encontram circulando entre Bayeux e João Pessoa. Os prefixos abaixo se referem à sua origem na Santa Cruz, e que a Metro aproveitou improvisadamente:



038 – CAIO Apache Vip II / Mercedes-Benz OF-1722
088, 298, 308, 318, 338 – Comil Svelto 2008 / Mercedes-Benz OF-1722



Nenhum comentário: