NOVOS ÔNIBUS COLETIVOS DE SALVADOR TERÃO ENTRADA PELA PORTA DIANTEIRA.
OBS : COM ISSO, A CIDADE DE FORTALEZA AGORA É A ÚNICA CAPITAL DO NORDESTE , ONDE O EMBARQUE CONTINUA NA PORTA TRASEIRA.
Circulam a partir de janeiro em Salvador 700 ônibus mais novos que vão substituir parte da antiga frota, que tem média de uso de 8 anos. Os novos ônibus serão 100% adaptados para pessoas com deficiência e têm uma novidade: a entrada de passageiros será na dianteira, ao contrário do que acontece atualmente pela parte traseira.
Os 170 veículos já chegaram à cidade e o restante está vindo aos poucos. Todos passarão por cadastramento na Transalvador antes de serem incorporados à frota nas ruas até o fim de janeiro. A frota de Salvador atualmente é de 2,5 mil ônibus e o planejamento é que a partir de 2015 comece a substituição e a idade máxima dos coletivos passe a ser de 3,5 anos.
A prefeitura justifica a inversão para entrada dos passageiros para aumentar a segurança de motorista e cobrador, que ficarão mais próximos; aumentar controle em relação a pessoas que irregularmente não pagam a passagem; e também se adequar a um padrão adotado pelo resto do país, já que Salvador é uma das poucas cidades em que o embarque se dá pela parte traseira. Os demais ônibus serão adaptados gradativamente e o prazo para que todos tenham acesso frontal é de 12 meses.
Visual
Os novos ônibus já devem ser adequados a um novo leiaute e até o final do ano que vem, toda a frota já poderá ser identificada por novas cores. Cada uma das três bacias terá uma cor específica: o consórcio Plataforma, da bacia do Subúrbio, terá veículos amarelos; o consórcio Ótima (Jaguaribe), que irá circular na área chamada Miolo, será verde; já o consórcio Salvador Norte, que terá linhas na orla e Centro, será azul.
Com informações : Correio da Bahia
Fonte e Fotos : Fortalbus.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário