UM ÔNIBUS ROBUSTO E DISPOSTO A ENFRENTAR QUALQUER TIPO DE TERRENO, ASSIM ERA O SCANIA F-113HL, CHASSI DE MOTOR DIANTEIRO PRODUZIDO DURANTE A DÉCADA DE 1990.
Por Fortalbus
Quando a Scania lançou a terceira geração de motores no Brasil, sua linha de produtos ganhou novos modelos de aplicações específicas, mantendo a tradição de veículos resistentes e de alta performance.
Diferente da linha S que possuía o eixo dianteiro avançado, os chassis do tipo F possibilitavam o encarroçamento com a instalação da porta dianteira no lugar convencional, ou seja, a frente do eixo. Apesar desta opção nos F113HL, algumas empresas do segmento rodoviário mantinham a tradição da porta entre-eixos, característica herdada desde os primeiros dianteiros da marca.
Em 1997, a Expresso Vale do Jaguaribe também optou por esta configuração para os seus únicos F113. Com porta entre-eixos que dava acesso direto ao salão de passageiros, as duas unidades receberam os prefixos 194 e 195, que na versão F113HL 6x2, foram encarroçados com o modelo Marcopolo Viaggio GV1150.
Foi com a compra destes veículos que a extinta Vale do Jaguaribe passou a oferecer mais conforto aos seus usuários, pois a partir daí todos os ônibus zeros adquiridos posteriormente passaram a ser equipados com ar condicionado.
Além do ronco inconfundível do motor dianteiro Scania em sua configuração inédita para a empresa, os únicos F113 da Vale chegaram com charmosas rodas de alumínio, atribuindo mais imponência e elegância a estes veículos que, sem dúvida, marcou a frota da saudosa Expresso Vale do Jaguaribe.
FONTE : Fortalbus.com
FOTOS : Acervo Artemio Araujo / Fortalbus.com
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