segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

SABE QUANTOS MICROS RODAM EM JOÃO PESSOA ?

SABE QUANTOS MICROS RODAM EM JOÃO PESSOA ?  SÓ UM .

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto : Josivandro Avelar
Fotos : Acervo Paraíba Bus Team





Num universo de quase 450 ônibus, somente um é microônibus. Trata-se do carro 0465 da empresa Mandacaruense. Entenda porque ele se tornou o único micro do sistema de João Pessoa.

Em outras empresas, a demanda os tira das ruas
Nos anos 1970, empresas como Roger e outras tiveram microônibus operando nos primórdios do sistema Opcional. Nos anos 2000 as empresas Transnacional e Reunidas os trouxeram para o mesmo serviço, e chegaram a haver linhas inteiras operadas só por micros, casos de 5605 e 5204. Como a demanda passou a crescer, eles tiveram que sair de cena.



Foi o mesmo que aconteceu aos que rodavam na São Jorge, que diferente dos da Transnacional, operavam no sistema convencional mesmo, em linhas como 108, 110 e 115. Aliás, elas começaram a rodar sem cobrador a partir deles. Com o crescimento da demanda, os ônibus cresceram e hoje as linhas são operadas por veículos maiores.
A própria Transnacional já operou microônibus convencionais no 002 quando esta linha era operada por ela. A Marcos da Silva já chegou a ter um micro, o carro 0984, que fazia linhas integracionais.
Na Mandacaruense, de Opcional passou a ser especial
O primeiro microônibus da Mandacaruense foi o carro 04201, um Neobus Thunder Boy encarroçado sob o chassi Mercedes-Benz LO-610. Adquirido em 2002, foi o primeiro veículo da encarroçadora gaúcha a ser adquirido pela empresa. A partir desse veículo, passou a ser a maior frotista da Neobus do estado em menos de dez anos.
O veículo era equipado com ar condicionado (o equipamento ficava abaixo do piso) e televisão (coisa que os micros da TN e Reunidas não tinham, somente rádio). Inicialmente escalado na linha 602-Mandacaru/Ilha do Bispo, o serviço não durou muito na empresa. Menos de três anos depois, o serviço Opcional era desativado na Mandacaruense, mas o veículo ainda tinha serventia.
Existia uma solicitação antiga da comunidade do Porto de João Tota pedindo uma linha de ônibus que passasse dentro da área. A então STTrans analisou o caso e percebeu que a topografia da comunidade não permitia a colocação de ônibus comuns, pois as ruas eram estreitas e apertadas. A Mandacaruense viu nisso uma chance de aproveitar o micro, e atendeu a solicitação da comunidade.



A partir daí, o carro 04201 passou a integrar a linha 506-Bairro dos Estados, porém faria um itinerário maior que os veículos convencionais da mesma linha, esticando até o Porto de João Tota. Além disso, o ponto final do microônibus seria em Mandacaru, junto a 503 e 504, e não no Bairro dos Ipês, onde o 506 mantém o ponto final, embora passe nele.
Além disso, o ar foi desligado, a televisão retirada, e a linha passaria a cobrar a mesma passagem de um ônibus convencional, respeitada a meia-passagem e as gratuidades. Também entraria no Terminal de Integração do Varadouro.
A hora de substituir chegou - e foi a mais inusitada possível
O carro 04201 ficou de 2004 até 2011 na empresa, fazendo a mesma linha e quebrando outros galhos, como o bacurau do 504 ou o 604 nos domingos. Mas a empresa precisava substituir o micro, que além da idade, tinha uma pintura diferenciada por na época da compra ser direcionado para o sistema Opcional, mas que agora, não fazia sentido nenhum. Porém, ela precisava de um ônibus no mesmo padrão daquele que iria aposentar.



Depois de muito tempo, ela conseguiu encontrar o ônibus que queria, e da maneira mais inusitada possível. O novo veículo a atender a área do João Tota passaria a ser um outro Neobus, só que Thunder Way, encarroçado no chassi Volkswagen 8-150 EOD, fabricado em 2008. De quem a Mandacaruense adquiriu o veículo? Isso mesmo, de um colégio. Do Colégio Meta, situado no Bessa, que havia comprado esse carro zero para transporte de alunos. 



O veículo recebeu o padrão dos demais ônibus da empresa e recebeu a numeração 0465. Desde então, é o único micro que roda no sistema municipal, justamente por cumprir uma função específica de atender a uma comunidade onde um ônibus grande não cabe, mas que precisa do serviço de transporte.



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