sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

CURIOSIDADE : OS REENCARROÇADOS DO GRUPO ONDINA.

Nesta matéria,o tema abordado será os ônibus reencarroçados que o Grupo Ondina possui ou possuiu em circulação na cidade de Salvador.


Primeiramente:

  •  A estrutura do ônibus é divida entre carroceria e chassi.
  • Reencarroçamento, ou ônibus reencarroçado. Você sabe o que é ? - É quando, o chassi e motor do veículo pode ser reaproveitado e montado sobre uma nova carroceria de distinta marca.
No ano de 2009 durante ataques criminosos, dois ônibus de carroceria Caio Apache S22 e chassi Mercedes Benz OF 1418 e OF 1722M da empresa Central foram incendiados na região central da cidade e de forma integral chassi e parte da carroceria pode ser reaproveitado na montagem de um novo veículo.

Os ônibus incendiados, tiveram seus chassis alongados para seus 12,60 metros de comprimento, receberam o motor OM 366LA, utilizado no chassi OF 1721 Euro II, além continuaram com a carroceria APACHE S22 da Caio Induscar.


Depois de prontos, os novos reencarroçados foram repassados para a empresa ONDINA, do mesmo grupo e passaram a circular na linha 1055 (Estação Mussurunga x Ribeira/São Joaquim), e como qualquer outro veículo, rotineiramente ele era remanejado para outras linhas.




Após a empresa Ondina realizar a compra de 40 ônibus de carroceria Svelto 2012, chassi Volvo B270F, mais de 30 veículos foram repassados para sua empresa-irmã, a Central, dentre eles os reencarroçados.

Já na Central, os reencarroçados ganharam novas numerações: 2123 e 2127, e foram escalados para as linhas 0708 Nordeste x Lapa (2127) e 1417 Águas Claras x Campo Grande (2123).




Depois desses dois veículos reencarroçados após incêndios criminosos, em 2013 o Grupo Ondina obteve mais prejuízos proveniente das mesmas causas, o vandalismo. Dessa vez, os prejudicados foram os ônibus 2002 (Apache S22 Mercedes Benz OF 1418) e 2189 (Apache Vip II Mercedes Benz OF 1722M), da Caio Induscar.


Mais uma vez, ocorreu em um dos veículos o alongamento do chassi e a colocação do motor OM 366LA, utilizado no chassi OF 1721 nos dois veículos e possuem 13, 20 metros de comprimento, 38 cadeiras injetáveis sem almofada, elevador, e uma vaga para cadeirante.

FONTE  : salvadorbusguias.blogspot.com
FOTOS : Daniel Silva / Lauiran Santos / Samuel Luan  /  Wesley Diaz


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