segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O PRIMEIRO ÔNIBUS ACESSÍVEL DA VIAÇÃO SÃO JOSÉ.

UM MARCOPOLO TORINO GV , FOI O PRIMEIRO ÔNIBUS ADAPTADO DA AUTO VIAÇÃO SÃO JOSÉ.

Por Fortalbus


Atuando no transporte coletivo da capital cearense desde 1964, a Empresa de ônibus São José é uma das mais tradicionais do segmento urbano. Atualmente destaca-se por sua atual estrutura e frota de 240 veículos. Após algumas configurações acionárias formadas a partir do início da década de 1990, sua mais recente data do ano de 2010, quando houve a fusão com a extinta Via Máxima. Além disso, passou a contar com Dimas Barreira, atual presidente do Sindiônibus, como um dos diretores da empresa.


Durante a década de 1990, a Auto Viação São José, que atualmente também denomina-se São José Transporte Urbano, possuía uma das frotas mais novas e conservadas do sistema urbano. E fazendo jus, adquiriu no ano de 1996 aquele que seria o seu primeiro veículo adaptado para cadeirantes.

O modelo Torino GV encarroçado sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1620, tinha as mesmas características que os veículos comuns da época, entretanto, apesar da terceira porta, seu embarque e desembarque nos terminais era realizado exclusivamente pela porta dianteira. Isso acontecia devido a porta central que fora equipada com um modelo de elevador que não permitia seu uso convencional devido a ausência de degraus.

Em bom estado de conservação, o veículo rodou pela São José por mais de 10 anos, ostentando o prefixo 12612 durante vários anos na linha 038 - Parangaba/Papicu. Antes de ser desativado, o veículo ainda teve seu número de ordem alterado para 617, logo após a chegada dos veículos 2006.


FONTE  :  Fortalbus.com 
FOTO  :  Mailson Amâncio Pereira


Nenhum comentário: