PREFEITURA DE SANTOS DEVE TORNAR TRÓLEBUS FROTA PÚBLICA. NO DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE, VEÍCULO FOI CONSIDERADO DE UTILIDADE PÚBLICA, PRIMEIRO PASSO PARA A DESAPROPRIAÇÃO.
ADAMO BAZANI – CBN
A prefeitura de Santos, no Litoral Paulista, deve desapropriar os trólebus da Viação Piracicabana e transformá-los em frota pública.
De acordo com o diretor de transportes públicos da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, Rogério Vilani, ao jornal “ATribuna”, os veículos serão comprados da Piracicabana.
“A desapropriação, em si, que é o ato de adquirir os trólebus, deve acontecer em breve”.
O objetivo é garantir a permanência dos veículos elétricos. Deve ser aberto um processo de licitação para o transporte público da cidade. Se a Piracicabana não se candidatar ou não ganhar a concorrência, os veículos podem ser retirados definitivamente de circulação.
O Blog Ponto de Ônibus apurou que o edital não deve exigir da concessionária particular que vencer a manutenção dos ônibus elétricos. Fontes ligadas à Piracicabana também afirmam que a empresa não tem mais interesse em manter estes veículos.
Existem apenas seis trólebus em Santos que operam a linha 20. Eles passariam a ser patrimônio da CET.
O Brasil que já teve 15 sistemas de ônibus elétricos, agora possui apenas três: Capital Paulista (Ambiental Transportes), Corredor Metropolitano ABD (Metra) e Santos (Piracicabana, até o momento).
Com informações de Fernanda Haddad – A Tribuna
FOTO : Diogo Amorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário