quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

TARIFA ZERO NO RIO DE JANEIRO JÁ TRANSPORTOU 200 MIL PASSAGEIROS EM 28 DIAS.

EM 28 DIAS DUA LINHAS DE MARICÁ , COM TARIFA ZERO, JÁ TRANSPORTOU MAIS DE 200 MIL PASSAGEIROS.

Fonte : Juntos a Bordo
Fotos :
Divulgação


O Prefeito de Maricá, Washington Quaquá, apresentou na terça-feira 20 de janeiro, um balanço do primeiro mês de funcionamento da Empresa Pública de Transportes (EPT), autarquia municipal cuja frota de dez ônibus gratuitos vem rodando desde o dia 18 de dezembro, 24h por dia, sete dias por semana, com tarifa zero.

As duas linhas percorrem toda extensão da cidade – de Ponta Negra ao Recanto de Itaipuaçu. O resultado comprova, segundo Quaquá, não só a aceitação do serviço, como o entendimento pela população de que a tarifa zero tornou-se uma ferramenta de resgate da cidadania através da mobilidade. Em 28 dias de operação nós transportamos 201.571 passageiros, comemorou o prefeito. Foram 1.543 viagens  e mais de 86 mil km percorridos, em um modelo pioneiro para cidades com mais de 100 mil habitantes e que já começa a chamar a atenção de outros municípios por sua viabilidade.
 
Maricá é o município brasileiro com o maior número de habitantes a adotar a tarifa zero. Assim como educação e saúde gratuitas, transporte público é um direito do cidadão, respaldado na Constituição Federal, avaliou o prefeito. As empresas privadas se apropriaram desse serviço, público em essência, e, em Maricá, monopolizaram e controlaram o setor por mais de 40 anos, prejudicando o direito de ir e vir das pessoas, declarou Quaquá, lembrando que o custo de instalação da EPT é atraente também por conta da economia gerada aos cofres públicos.


Mensalmente, em torno de R$ 400 mil em vales-transportes deixarão de ser pagos pela Prefeitura às empresas de ônibus, agora que os funcionários dispõem de transporte gratuito para ir e voltar do trabalho. O valor economizado corresponde a pouco mais de 50% do custo total de operação.
 
Outros benefícios são indiretos, mas igualmente significativos e de longo prazo. A adoção da tarifa zero propiciou maior movimento ao comércio local. As lojas já começaram a fechar mais tarde porque agora existe ônibus rodando em qualquer hora do dia ou da noite, o que garante o retorno para casa, acrescentou o prefeito, anunciando a meta para 2016 de ampliação da oferta, com a circulação de 16 ônibus somente na principal linha (Recanto de Itaipuaçu – Ponta Negra), que atende a 70% da população.

A Prefeitura também planeja comprar 20 micro-ônibus elétricos, que não emitem CO2, para completar a frota como alimentadores dos troncos principais, além de integrar o transporte alternativo com vans ao sistema. Com isso, atenderemos a todos os bairros e garantiremos ainda mais a mobilidade da população, completou, garantindo que não haverá recuo. É como Saúde e Educação, trata-se de um direito básico de todos, concluiu.


Nenhum comentário: