domingo, 1 de fevereiro de 2015

UM PASSO NO PASSADO : VIA URBANA 30706.

NO ANO EM QUE COMPLETA 18 ANOS , A VIA URBANA VEM PRESTANDO UM BOM SERVIÇO AOS FORTALEZENSES.

Por Fortalbus

No ano em que completou 18 anos de atividades no Sistema Integrado de Transporte, a Via Urbana vem, ao longo de sua jovialidade, carregando consigo uma sólida história de conquistas e reconhecimento na prestação do serviço de transportar o fortalezense diariamente. 

A Via Urbana, fundada em 1º de julho de 1996, é hoje uma das maiores operadoras do Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza. Quando o grupo empresarial Jacob Barata chegou à capital cearense, iniciou a participação no transporte urbano local com a compra da Auto Viação Fortaleza, no começo da década de 1990.

Mais tarde, em 1996, o grupo expandia suas atividades através da compra de parte das linhas da extinta Cialtra e Iracema, nascendo assim a Auto Viação Fortaleza Filial, código 30. Posteriormente em novembro de 1996, passou a se chamar Viação Urbana Ltda, com sede própria

Hoje a Via Urbana opera uma frota de 247 veículos transportando, em média, 1.200.000 passageiros/mês. A Via Urbana escreve, todos os dias, uma história de sucesso, sendo uma das maiores operadoras do Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza e em 2013 considerada umas das melhores empresas para trabalhar no Brasil.



1997 - Nos dois primeiros anos de operações da empresa, foram adquiridos novos ônibus Mercedes-Benz OF-1620 da carroceria Busscar, que ostentavam rodas e pára-choques na cor dourada, entre eles, o primeiro ônibus com elevador para cadeirantes que não restringia a porta central apenas para o equipamento.

Com um design inovador para a época, o Urbanuss era a grande novidade do seu segmento, se tornando um sucesso de vendas, assim era conhecido o modelo da Busscar, o modelo recebeu grandes reestilizações durante sua trajetória, ganhando desenhos mais arredondados, novos para-choques, grades, janelas entre outros acessórios. Sua carroceria era de fácil manutenção, agrandando as empresas pela sua facilidade na época para reposição de peças. Com sua falência decretada, a Busscar deixou um imenso legado de contribuição para o ônibus brasileiro, além de ter constituído importante papel na sociedade como empresa.



2007 - O Senior Midi é fabricada pela Marcopolo, foi lançada em 2006 e faz parte de um novo conceito em termos de transporte coletivo denominado midibus, também conhecido como Micrão. A versão Marcopolo Senior Midi é na verdade um alongamento do micro-ônibus Senior G7 que se originou também uma versão rodoviária da carroceria denominada Marcopolo Ideale. O Senior Midi 30706 está montado sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1418


FONTE  :  fortalbus.com.br
FOTO  :  Fortalbus.com / Acervo Via Urbana / Amós Mattos 


Nenhum comentário: