quarta-feira, 22 de abril de 2015

VOLTANDO AO PASSADO : JUM BUSS 400P.

VOLTANDO AO PASSADO : JUM BUSS 400P PRIVILEGIA VISTA PANORÂMICA.

TRAZEMOS NESTE POST MAIS UMA SÉRIE ESPECIAL, TRATA-SE DA VOLTANDO AO PASSADO , DO PORTAL ÔNIBUS PARAIBANOS, A MATÉRIA MOSTRA OS ÔNIBUS QUE OPERARAM NUM PASSADO NÃO TÃO DISTANTE ASSIM. SOMOS UM BLOG INDEPENDENTE ONDE TRAZEMOS MATÉRIAS NOSSAS E TAMBÉM DOS MELHORES SITES E BLOGS QUE TRATAM A BUSOLOGIA COM MUITA PAIXÃO, UM ABRAÇO A TODOS, AOS USUÁRIOS DO TRANSPORTE , AOS QUE NOS VISITAM E TAMBÉM Á QUELES QUE TEM A BUSOLOGIA NÃO SÓ COMO UM HOBBY , MAIS TAMBÉM COMO UMA PAIXÃO.

VAMOS A MATÉRIA ESPERO QUE GOSTEM......


Fonte: Mobilidade em foco
Matéria / Texto: Carlos Alberto Ribeiro
Fotos: Acervo Paraíba Bus Team



A empresa Carrocerias Busscar, de Joinville, lançou durante o 7º Etransport (congresso sobre transporte de passageiros), realizado no Rio de Janeiro, o ônibus modelo Jum Buss 400 Panorâmico, veículo de carroceria tipo dois pisos com o segundo andar avançando sobre a cabine do motorista, que fica num posto mais abaixado se comparado com a carroceria de origem do modelo, o Jum Buss 380. Com o segundo andar sobreposto a cabine do motorista, o novo ônibus, numa mesma configuração de assentos que o Jum Buss 380, permite levar mais passageiros, não importando se é Convencional, Executivo ou Leito.



Esses passageiros a mais transportados por viagem permite a empresa obter mais faturamento por viagem, impactando sobremaneira no faturamento mensal e anual a ser obtido pelo novo ônibus. Com isso dilui-se mais rapidamente o investimento feito na aquisição, com tempo de amortização menor e mais rápido retorno do capital investido. A sacada da Busscar, que se não bastasse a boa relação custo/benefício da carroceria para o empresário, ainda agrega outros fatores positivos como o design moderno e sedutor, é uma excelente opção tanto para linhas rodoviárias de alto valor agregado e disputadas por empresas com carros modernos quanto a ser utilizado para prestação de serviços nos setores de turismo e turismo receptivo. 



E a primeira unidade fabricada pela Busscar, com configuração de assentos na versão Leito-Turismo, denominado pela empresa que o comprou com o nome de FLONAVE(Florianópolis Nave ou Nave da Florianópolis) seguiu viagem para a capital catarinense. Assim, a primeira empresa no Brasil a adquirir o novo ônibus é a Florianópolis Turismo (FLORITUR). Com 34 confortáveis assentos e equipado com sofisticados itens de conforto, entre os quais se destaca o novo sistema de ar-condicionado adotado pela Busscar, com evaporador, sendo um para o salão de passageiros e outro para a cabine do motorista. Um dos princípios norteadores da nova carroceria da Busscar foi o de oferecer aos passageiros, principalmente os das primeiras poltronas, vista panorâmica da estrada e da paisagem, colaborando ainda mais para isso a altura de onde os passageiros poderão se deleitar com o excepcional campo de visão, 3,80 metros na altura dos olhos de um passageiro sentado. A vista lateral também foi privilegiada no projeto, com vidros colados e janelas de maior dimensão que os ônibus que contam com janelas normais. 

O novo ônibus tem carroceria de 14 metros de comprimento, 2,60 metros de largura, 4,00 metros de altura. O seu chassi, de configuração 6 x 2 (trucado), é da marca Sc113 2, com suspensão a ar total nos três eixos. O grupo motopropulsor também é da Scania, e conta com motor de 11 litros, seis cilindros em linha, sistema de injeção mecânica, turboalimentado, com intercooler, potência de 360 cv e caixa de câmbio com troca manual e cinco marchas a frente, todas sincronizadas. Em tempo, o projeto do Jum Buss 400 Panorâmico, lançado em 1995, serviu de base para três anos depois, em 1998, a Busscar lançar o Panorâmico DD (Double Decker).



Nenhum comentário: