sexta-feira, 24 de abril de 2015

BUSSCAR NO CEARÁ : PANORÂMICO DD.

BUSSCAR NO CEARÁ :
PANORÂMICO DD.


Por Fortalbus

O primeiro ônibus rodoviário de dois pisos da Busscar foi lançado no ano de 1998, incrementando a gama de produtos da carroçadora catarinense neste segmento. O surpreendente Panorâmico DD trazia um conceito de design com linhas harmoniosas e exclusivas para o modelo.



Com várias possibilidades de configurações, o modelo permitia a utilização do salão inferior como sala de jogos, bar ou qualquer ambiente de acordo com o gosto do cliente, podendo ainda ser utilizado para aumentar a capacidade de transporte de passageiros.

Fazendo jus ao nome, o Panorâmico DD encantava os clientes não só pelo moderno design, mas também pela agradável visão do trajeto percorrido através do salão superior. No seu lançamento, podia receber os chassis Mercedes Benz O-400 RSD, Scania K113TLB ou K124EB/IB e Volvo B12B ou B12.


Em meados de 2002, a Rápido Crateús trouxe o primeiro Panorâmico DD do Ceará, sendo também o primeiro veículo de dois pisos da empresa a rodar em linhas intermunicipais. O inédito veículo recebeu o prefixo 30 ( xxx ), transportando com muito conforto seus passageiros no trecho Fortaleza x Crateús.


O segundo Panorâmico chega através da Ágape Turismo, no ano de 2008. Com chassi Scania K-380, o veículo traz algumas alterações na carroceria, como o retrovisor da família Jum Buss, lanternas com leds, ausência do frizo lateral e caixas de roda na cor da carroceria.



A nova geração do Panorâmico é lançada no ano de 2009, dez anos após seu lançamento. O projeto focou na imponência, porém, sem perder de vista o refinamento, uma vez que o produto foi concebido para o turismo de alto padrão. Esse resultado foi alcançado com a aplicação de uma grande área envidraçada, retrovisores recuados e elementos futurísticos.

Sua carroceria foi totalmente redesenhada por dentro e por fora, recebendo iluminação por leds e conjunto ótico herdado do modelo Elegance. O projeto buscou trazer benefícios para todos os usuários do veículo – passageiros, motoristas e auxiliares – por meio de soluções de máximo conforto, segurança e acessibilidade. Dentre os destaques estão o porta-pacote com iluminação indireta, luzes de leitura com tecnologia LED, monitores LCD, comando individual de som nas poltronas e sistema multiplex para o controle da carroceria.



O projeto ainda contemplou facilidades para montagem e desmontagem dos componentes do ônibus. Pelo grande porte, foi preciso trabalhar a redução de peso do produto final, uma demanda dos operadores para minimizar custos com combustível e manutenção.

As primeiras unidades da nova série foram adquiridos pela empresa Politur, de Fortaleza/CE, incorporando três unidades com chassis Volvo B12R em 2009.



No mesmo ano, a Via Luxo Turismo, também com sede em Fortaleza, adquire uma unidade semelhante, porém com poltronas do tipo leito no salão inferior e muita tecnologia a bordo, um veículo top de linha ideal para o turismo de alto padrão.



No Ceará, estes veículos são automáticos e proporcionam maior conforto aos passageiros, que desfrutam de poltronas Leito-Turismo Super Pullman, Sala Vip no salão inferior, ar-condicionado, rádios CD Player/MP3, DVDs, monitores de LCD com mecanismo retrátil, sanitário, geladeira, gelágua, suqueira, câmeras internas com monitor LCD na cabine entre outros equipamentos de segurança.



Toda a sofisticação e modernidade do novo Panorâmico DD rendeu em 2010, o principal prêmio de design europeu, o iF Product Design Award. Esta foi a segunda vez que a Busscar conquistava um selo iF, sendo a primeira vez com o ônibus VB Elegance 360 no ano de 2009.


FONTE  :  Fortalbus.com
FOTOS  :  Fortalbus .com / Alan Fernandes / Luciano Formiga



Nenhum comentário: