quarta-feira, 1 de abril de 2015

UM PASSO NO PASSADO : SIARÁ GRANDE 14303.

UM PASSO NO PASSADO : SIARÁ GRANDE 14303.


A Viação Siará Grande, tradicional empresa responsável por linhas operadas pelo consórcio Expresso 05, tendo o Conjunto Ceará como área de principal atuação. A empresa já atua no sistema desde a década de 90, suas operações foram oriundas da lendária Empresa Gerema.  

Com a aquisição da Gerema os atuais diretores a empresa passou a se chamar Viação Aguia Branca, mas anos depois decidiu ter uma imagem mais próxima da região e dos usuários na qual atendia e foi assim que em homenagem ao nosso Ceará, decidiu lembrar do nosso estado na época das capitanias hereditárias, assim a empresa passou a se chamar Viação Siará Grande. 


Atuando no transporte coletivo urbano de Fortaleza, a Viação Siará Grande é uma das poucas empresas da capital que opera exclusivamente com ônibus da marca Mercedes-Benz. A tradição dos Mercedes-Benz na Siará Grande vem de muitos anos, sendo unanimidade nas aquisições de ônibus zeros desde 1998.

Em sua frota urbana comprada em 2003, a Siará Grande com o modelo Torino 1999 passou a operar com um total de 03 unidades na combinação Marcopolo e Mercedes-Benz OF-1721, com prefixos que seguiam do 301 ao 303.


O modelo mais vendido em toda a história da indústria do ônibus no Brasil e o modelo que conquistou o frotista cearense, também faz muito sucesso na frota da Siará Grande. Com mais de 30 anos de fabricação, o Torino é o ônibus de maior sucesso de toda a história da indústria brasileira, com produção superior a 100 mil unidades. As características de conforto, segurança e robustez sempre foram marcas do seu sucesso. Com certeza, estes foram os atributos que permitiram conquistar os empresários do setor e alcançar este expressivo resultado.

Em 2013, a Siará Grande fez uma grande renovação com o modelo Torino 2007 com 20 unidades e com a combinação Marcopolo e Mercedes-Benz, desta vez com chassi OF-1519, para operação em linhas curtas de bairros. Os veículos receberam prefixos que seguiam do 301 ao 320, todos os ônibus já veio com a nova tecnologia BlueTec 5.


A tecnologia BlueTec 5 foi desenvolvida pela Mercedes-Benz para diminuir o volume de emissões na atmosfera. Para diminuir o volume de emissões, o BlueTec 5 inclui a adição do ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo) no escapamento do veículo para pós-tratamento dos gases de escape por redução catalítica seletiva. Devido a esse processo, pode-se trabalhar com bastante liberdade na otimização da combustão do motor, o que resulta numa queima mais eficiente e na emissão muito menor de material particulado e fumaça. O grande benefício da tecnologia BlueTec 5, é sua total adequação ao diesel de petróleo e também ao diesel de cana e ao biodiesel.

FONTE  :  Fortalbus.com.br


Nenhum comentário: