sexta-feira, 27 de maio de 2016

A Longa Trajetória de um Viale.

O Longo Caminho de Um Marcopolo Viale.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto : Josivandro AvelarFotos : Acervo Paraíba Bus Team


De todos os ônibus que vão e vem do Rio de Janeiro para cá, nenhum teve uma trajetória tão extensa como esse veículo. Um Marcopolo Viale, de placas LOC-4876, encarroçado sob o chassi OF-1417 da Mercedes-Benz, que já passou pela Paraíba e atualmente está com seu sétimo proprietário. Essa é uma das biografias mais longas de um ônibus já contada aqui.
A trajetória deste Viale começa no Rio de Janeiro. Um dos primeiros Viales fabricados pela Ciferal, em Duque de Caxias, o veículo foi adquirido zero pela N.S. da Penha, de Mesquita, empresa do Grupo Guanabara. O veículo recebeu a numeração RJ 188.028. Após fazer linhas intermunicipais ligando as zonas Norte e Oeste do Rio a municípios como Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Nova Iguaçu, o veículo é vendido para uma empresa da capital carioca, a Penha Rio. Lá recebeu a numeração 10505.

O veículo foi remanejado para a Boa Viagem, na época controlada por acionistas cariocas, inicialmente os da Transportes Campo Grande – a Penha Rio era uma cisão desta – e posteriormente o Grupo TAU. Vários Viales de chassis OF-1417 e OF-1721 foram trazidos para as linhas municipais da Boa Viagem – além de Turquesas e dois Piccolos para as linhas do Conde, Alhandra e Pitimbu.

Na Boa Viagem, o veículo ocupou quatro numerações, uma municipal e três intermunicipais: 06027, 5310, 5318 e 5308. No meio do caminho, o Grupo A.Cândido adquire a empresa e herda vários desses Viales, entre os quais o nosso personagem.

Após o fim de sua trajetória na Boa Viagem, o veículo foi remanejado para a TBS, empresa de fretamento do Grupo A.Cândido, atuando em Pernambuco. Voltou para a Paraíba, onde foi direcionado para a Reunidas de Cabedelo, onde ocupou a numeração 08136 como reforço emergencial para a linha 5104-Intermares/Jacaré.
Após cumprir seu papel em Cabedelo, voltou a deixar a Paraíba e dessa vez, foi vendido pelo Grupo A.Cândido. O nosso personagem foi para onde tem ido a maioria dos Viales que pertenceram ao grupo: o interior alagoano. Seu sexto proprietário era de Taquarana, e já levou o ônibus para Juazeiro do Norte.

O atual proprietário do nosso personagem é a empresa Real Arapiraca, da cidade que a batiza, a segunda maior de Alagoas. A empresa em questão tem em sua frota vários veículos que foram do Grupo A.Cândido, desde Torino LN até os Viales. Na Real Arapiraca, onde faz transporte coletivo municipal, é o 201.

Um ônibus não é somente um ônibus. Nele andam várias histórias, e ele próprio carrega as suas, dos lugares onde passa e das pessoas desses lugares. Ainda mais quando falamos de um ônibus que já passou por sete donos diferentes.
E não vai parar por aí. Em algum momento, ele mudará de mãos novamente. E assim o ciclo continua…

Nenhum comentário: