segunda-feira, 6 de julho de 2015

GÊMEOS : CIFERAL URBANO X THAMCO FALCÃO.

CARROCERIAS DE ÔNIBUS DE DIFERENTES MARCAS, MAS QUE COMPARTILHAM DE UM MESMO DNA COM DETALHES DIFERENCIADOS.

O MOB Ceará inaugura uma série de reportagens denominada "Gêmeos", que mostra algumas carrocerias de ônibus de diferentes marcas, mas que compartilham de um mesmo DNA, e que possuem apenas detalhes diferenciadores.

Confira na primeira edição, o Ciferal Urbano e seus irmãos gêmeos.



Com produção datada em 1970, o Ciferal Urbano marcou por sua carroceria feita em Duraluminio - material leve e resistente, e que foi herança da Metropolitana. O Ciferal Urbano contrastava com seus concorrentes, por causa de suas modernas linhas, predominantemente retas e com estrutura aparente, onde os perfis de alumínio nu produziam seu próprio acabamento.



O modelo era produzido na fábrica-matriz no Rio de Janeiro e nas filiais, em São Paulo e em Recife.


Em 1978, o modelo urbano da Ciferal ganhou sua primeira remodelação, ganhando o nome Tocantins, que herdou de seu irmão mais velho as linhas retas e a carroceria em alumínio. O modelo foi fabricado até 1983.


No final da década de 1970, a Ciferal passou por uma grande crise, que culminou em um processo de concordata, gerando uma cisão entre as três fábricas da marca, gerando as marcas Ciferal Paulista e Reciferal, que fabricavam ônibus com o mesmo projeto da matriz, com pequenas mudanças de acabamento.


A Ciferal Paulista lançou seu modelo urbano em 1979, com design bem semelhante ao modelo carioca. Ele permaneceu em produção até 1981, quando a fábrica mudou seu nome para Condor.


Em 1983, a Ciferal carioca lança o modelo Fênix, que não passava de um Tocantins com pequenas mudanças estéticas. O Fênix foi fabricado por três anos, sendo substituído pelo Alvorada.



Enquanto isso, mesmo com uma boa produção e boas vendas, a Condor entrou em processo de concordata em 1983, e sua massa falida foi adquirida por um grupo de investidores, cujo sócio majoritário chamava-se Antônio Thamer.

Com o que sobrou da Condor, ele fundou a Thamer Comercio de Ônibus - Thamco, e iniciou a produção do modelo Falcão, usando os mesmos gabaritos do Ciferal Urbano da década de 1970 e de seus derivados.



O Thamco Falcão permaneceu em produção até o ano de 1988, sendo substituído pelo modelo Águia.

Ciferal Intermunicipal 


As versões "intercity" dos ônibus urbanos da Ciferal são bastante raras, e surgiram quase que em conjunto com as versões urbanas. Equipadas com bagageiro e acabamento próximo aos ônibus rodoviários, os modelos intermunicipais não obtiveram o sucesso desejado e atualmente são bem difíceis de se encontrar.


O Ciferal Intermunicipal entrou em produção pouco tempo depois do Urbano e foi substituído na década de 1980 pelo Solimões.


O Solimões é a versão intermunicipal do Tocantins, preparada para viagens de curta e média distâncias. Com porta semelhante aos modelos rodoviários, a versão permaneceu em produção entre os anos 1981 e 1989.



Resumo cronológico da produção dos modelos:

Ciferal Carioca


 - Urbano (1970 - 1976)

 - Tocantins (1976 - 1983)

 - Fênix (1983 - 1986)


Ciferal Paulista/Condor



 - Ciferal Paulista Urbano (1979 - 1981)

 - Condor Urbano (1981-83)

Thamco


 - Falcão (1983 - 1988)

Aguarde a segunda matéria da série "Gêmeos", está imperdível!


Fonte : MOB Ceará
Fotos :  O Cruzeiro / Acervo - Empresa São José de Ribamar / Claudia Paz / Carlos Roberto Martins / Acervo - Régis Carvalho / Acervo Real Norte / Eder Pereira / Daniel Oliveira.




Nenhum comentário: