QUANDO FOI ANUNCIADA A MUDANÇA NA FROTA DE ÔNIBUS EM PORTO ALEGRE, COM UMA COR DIFERENTE DE VEÍCULO PARA CADA REGIÃO, O AZUL NA ZONA SUL E VERMELHO NA ZONA NORTE.
Fonte : G1 Rio Grande do Sul
Fotos : Jovani Cecchin
Agora, a prefeitura decidiu fazer uma inversão. Os coletivos que circulam na área onde fica a Arena do Grêmio, na Zona Norte da cidade, terão a cor azul. Já os da região do Beira-Rio, na Zona Sul, serão vermelhos.
"Em homenagem aos nossos dois grandes clubes", definiu o prefeito José Fortunati durante vistoria aos novos ônibus adquiridos pelas vencedoras da licitação do transporte coletivo, na última quarta-feira (06/01).
A nova frota deve entrar em operação ainda no primeiro semestre. Ao todo, as empresas de ônibus de Porto Alegre adquiriram 293 ônibus, sendo 208 produzidos pela Marcopolo em Caxias do Sul, onde ocorreu a visita técnica.
Conforme a prefeitura, a indústria está em férias coletivas, mas manteve 1,5 mil trabalhadores na linha de produção para atender a demanda. A direção da Marcopolo garante que todos os ônibus serão entregues até o dia 5 de fevereiro. Cerca de 90% deles terão ar-condicionado.
O layout dos novos ônibus será diferente dos atuais, com as bacias diferenciadas por cores. Além do azul, agora na Zona Norte, e o vermelho na Zona Sul, a Zona Leste terá a cor verde. Já as linhas transversais da Companhia Carris serão da cor ocre.
De acordo com a prefeitura, a identidade visual foi elaborada para melhor orientar a população. Os letreiros dos veículos serão digitais com o nome e número das linhas. Na lateral, os ônibus terão a inscrição: "Cidade de Porto Alegre".
O edital, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) em 6 de maio de 2015, aberto também às empresas internacionais, foi dividido em seis lotes para prestação do serviço por 20 anos, e teve as propostas entregues em 6 de julho.
O documento prevê a ampliação gradual de ar-condicionado na frota, para não pesar no preço da tarifa. No prazo máximo de 10 anos, 100% da frota terá ar-condicionado, sendo 25% já no primeiro ano, em todos os lotes das bacias, segundo o documento.
A licitação definiu ainda previsão de acessibilidade em toda a frota; diminuição da ocupação para quatro pessoas por metro quadrado; a criação do Sistema de Qualidade de Serviço, para analisar o atendimento à população, podendo resultar em penalizações para as empresas; e instalação de GPS em toda a frota, entre outros.
Na data em que foi homologado o resultado da licitação, em outubro de 2015, o prefeito José Fortunati afirmou que a tarifa só deve ser reajustada uma vez em 2016. O edital prevê que o valos proposto por cada lote será reajustado de acordo com o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), entre a data da proposta (6 de julho) e a data do início dos serviços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário