domingo, 7 de fevereiro de 2016

JACARTA NA INDONÉSIA INVESTE EM ÔNIBUS A GÁS PARA BRT.

MAIS DE 100 UNIDADES EURO 6 MOVIDAS A GÁS FORAM ADQUIRIDAS POR OPERADORA LOCAL PARA COMPOR O SISTEMA ATUAL DE BRT DA CAPITAL DA INDONÉSIA.

A cidade de Jacarta, capital da Indonésia, firmou parceria com a Scania com o objetivo de alcançar alternativas eficientes de transporte público que melhorem a mobilidade das pessoas e reduzam os impactos no meio ambiente com menores emissões de resíduos. Um cenário ideal para as novas tecnologias de motorização Euro 6.

A região de 10 milhões de habitantes tem um dos mais intensos tráfegos do mundo e vem nos últimos anos implantando políticas públicas que incentivam o uso do ônibus por parte da população. Diante dessa necessidade, a Transjakarta, operadora do transporte local, deu início ao processo de expansão e modernização do sistema BRT atual, chegando a 12 corredores, com tráfego diário de 350 mil pessoas. Fez parte do plano de investimento na região finalizado em 2015 a compra de mais de 100 ônibus Euro 6 movidos a gás da Scania. Depois de mais de 8 mil quilômetros de testes feitos com o modelo, a empresa passou também a ser a responsável pela operação do sistema.
“Nós temos muitos problemas de tráfego. Precisávamos de um sistema de transporte que fosse composto por veículos que tivessem, além de conforto, menor consumo de combustível por quilômetro e baixo nível de emissões. O ônibus articulado da Scania atendeu a essas exigências e obteve ótimos resultados nos testes que fizemos, por isso decidimos optar pelo modelo”, disse Ans Kosaih, presidente da Transjakarta.
Nos mercados globais atendidos pela fabricante sueca, onde a preocupação com sustentabilidade e eficiência é vista como diferencial competitivo gerador de oportunidade de negócio, já é possível ver com maior frequência caminhões e ônibus Scania movidos a fontes limpas como gás e com motorização Euro 6.
Na América Latina, países como Colômbia e México também vivenciam a experiência de uma frota sustentável. Na cidade de Cartagena das Índias, por exemplo, a operadora Transcaribe conta com 147 ônibus em seu sistema de BRT. Na Cidade do México, a Mexibús opera 62 ônibus em seu sistema de transporte rápido.

Fonte  :  portaldasestradas.com.br
Fotos  :  Divulgação


Nenhum comentário: