terça-feira, 22 de março de 2016

Empresas de Maceió Começam a Receber Ônibus Novos.

Após Licitação, Empresas de Maceió Começam a Renovar a Frota Para Implantação do SIMM.


Começaram a sair as primeiras unidades da renovação de frota da cidade de Maceió, capital de Alagoas. A renovação é a primeira do SIMM – Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió – e deflagra a implantação definitiva do novo sistema. As primeiras empresas a receberem unidades são a Real Alagoas e a São Francisco.


Os veículos são do modelo New Torino, da Marcopolo. Maceió é a última capital nordestina a receber o modelo da encarroçadora gaúcha. Com a Marcopolo Rio em lay-off, as unidades foram fabricadas na unidade matriz da Marcopolo em Ana Rech, Caxias do Sul-RS.
Todas as unidades possuem 3 portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes, além de poltronas europeias e posto de cobrador do lado direito do veículo, próximo da porta, além de letreiros laterais frontal e lateral da marca FRT. Os letreiros laterais dos veículos ficam nas janelas, tal como nos ônibus de João Pessoa – estilo esse ao qual muitas empresas no país já aderiram.
Além disso, o novo sistema terá pintura padronizada e um esquema de numeração que identifica o lote que a empresa opera e o último dígito do ano de fabricação do ônibus, vindo depois o número de ordem. Cabe lembrar que o nome das empresas aparece nos ônibus, abaixo do logotipo do SIMM.
São Francisco
A empresa vai operar o lote 200 do SIMM e adquiriu unidades do New Torino encarroçadas no chassi OF-1721 Bluetec5 da Mercedes-Benz. Os veículos possuem 12 metros cravados, configuração idêntica aos adquiridos pela Guanabara, de Natal.
A cor que identifica a São Francisco no SIMM é azul.

Real Alagoas
A empresa, do Grupo Borborema, já surpreendeu ao não adquirir Mega Plus tal como das últimas vezes. As unidades do New Torino adquiridas pela empresa possuem 12,5 metros e configuração de portas idêntica aos modelos dos A.Cândido.
A empresa vai operar o lote 400 do SIMM e será identificada pela cor vermelha na pintura. A Real Alagoas recebe o New Torino em dois chassis: o OF-1721 Bluetec5 da Mercedes-Benz e o 17-230 OD da Volkswagen.
Demais empresas e ônibus do sistema
Ainda são esperadas as renovações das outras duas empresas do SIMM, a Cidade de Maceió (cor amarela, lote 100) e Veleiro (cor verde, lote 300). A tendência é de que a Cidade de Maceió também tenha adquirido New Torino, visto que praticamente 100% de sua frota é Marcopolo – os que não são Marcopolo foram fabricados por ela, caso dos Ciferal Citmax.
Já a Veleiro, apesar de ter Marcopolo na frota, pode despontar com outro modelo, visto que emprega Comil e CAIO na frota, podendo apostar em uma das duas.
As empresas deverão recaracterizar aos poucos os ônibus dentro da idade média estabelecida que já rodam na frota, dando prioridade aos equipados com elevador para cadeirantes. Acima disso, os ônibus serão baixados do sistema, sendo substituídos pelos novos.
A OCD Holding acompanhará a renovação e trará novidades das demais empresas no momento que aparecerem.
Matéria/Texto : Josivandro Avelar
Fotos : Kevin Willian
Fonte  :  OCD Holding


Nenhum comentário: