quinta-feira, 4 de abril de 2019

LINHA 107 : 33 ANOS DE OPERAÇÃO.


OLÁ! 
BOA TARDE !
DEPOIS DE UM TEMPO SEM POSTAR NADA ESTAMOS DE VOLTA, POR MOTIVO DE ENFERMIDADE ESTIVEMOS FORA DO AR AOS POUCOS ESTAREMOS VOLTANDO COM FORÇA TOTAL. OBRIGADO A TODOS QUE ESTIVERAM E CONTINUAM POR AQUI.

TRAGO UMA MATÉRIA SOBRE A HISTÓRIA DE UMA DAS LINHAS DE MACEIÓ QUE COMPLETOU 33 ANOS.




A linha TRAPICHE / CRUZ DAS ALMAS está completou idade nova no dia 25 de Janeiro, Pois é, a linha completou 33 anos de surgimento, que em verdade, ela surgiu através do prolongamento da antiga linha JACINTINHO / TRAPICHE - VIA RODOVIÁRIA, e isso aconteceu de forma experimental, de com mudanças promovidas em alguma linhas linhas de ônibus aqui na capital pelo Superintendente da SMTU ( atual SMTT ), Dirceu Loureiro. Esta alteração entrou em vigor a partir do dia 25 de Janeiro de 1986, nesta mesma data sai de circulação a linha CRUZ DAS ALMAS / VERGEL - VIA RODOVIÁRIA e que foi substituida pela também hoje extinta JATIUCA / TRAPICHE, tanto ela com a nossa aniversariante na ocasião foram operadas pela extinta AUTO VIAÇÃO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.

Em 1987, com a decisão do governador Fernando Collor em incorporar o trio de empresas SANTA MARIA, PROGRESSO E FÁTIMA, as linhas CRUZ DAS ALMAS /TRAPICHE e JATÍUCA / TRAPICHE passam a ser da Progresso. Ainda em 87, com o surgimento da ETURB, as duas passam para ela. Na época, em que o sistema de códigos das linhas eram de quetro dígitos, o número da linha de Cruz das Almas era o 1626 e o da Jatiuca era 1622.

Com a mudança do sistema de códigos de Quatro para Três dígitos a CRUZ DAS ALMAS / TRAPICHE passa a ser 107 e a JATIUCA / TRAPICHE 600. Durante a década de 90, a linha de Cruz das Almas passa a ser atendida pela extinta SÃO DOMINGOS e a partir de 2002, com o surgimento da também extinta ATLÂNTICA, aquela empresa assume a linha. Com o fim da Atlântica, a linha 107 passa para a AUTO VIAÇÃO VELEIRO.

Já a linha JATIUCA / TRAPICHE, mais ou menos na década de 90 e anos 2000 passa para a REAL ALAGOAS onde permanece até ser extinta, Na mesma ocasião em que a antiga JACINTINHO / TRAPICHE passa a ser Cruz das Almas, surge também a linha CRUZ DAS ALMAS / CENTRO. Já no último dia 1º de Janeiro, a linha 107 começa acircular de forma inversa, tendo seu terminal no Bairro do Trapiche e assim consequentemente , o nome da linha passa a ser TRAPICHE / CRUZ DAS ALMAS.

FONTE  :  FACEBOOK/ ônibus Antigos Urbanos de Maceió
FOTO  :  Sérgio José

Nenhum comentário: