terça-feira, 20 de outubro de 2020

BA : BRT DE FEIRA DE SANTANA INICIA OPERAÇÃO.

BRT DE FEIRA DE SANTANA ( BA ) INICIA OPERAÇÃO COM COBRANÇA DE TARIFA DEVIDO À LEGISLAÇÃO ELEITORAL.



O sistema de BRT (sigla em inglês para Ônibus de Trânsito Rápido) em Feira de Santana, na Bahia, iniciou nesta terça-feira, 20 de outubro de 2020, a fase de testes de uma das duas linhas do serviço com passageiros. Entretanto, diferentemente do informado no ato da apresentação dos veículos, o serviço será cobrado.

A linha BRT 01 Av. Getulio Vargas está operando com tarifa no valor de R$ 3,80 com o Cartão Via Feira ou R$ 4,15 se for em dinheiro.

A Prefeitura esperava circular com os coletivos de forma gratuita, favorecendo uma maior divulgação do serviço para a população. Contudo, por ser um período eleitoral e a prática ser entendida como ação política, o departamento jurídico da gestão municipal recomendou que a gratuidade fosse neste momento reconsiderada.

Esta informação foi divulgada ao Diário do Transporte pelo Secretário Municipal de Transportes, Saulo Pereira Figueiredo, que explicou os planos da gestão com o BRT.

Saulo disse que com todas as operações assistidas, a tendência é de o transporte seja gratuito, já que o foco está no processo de operação e atendimento, segurança, treinamento das equipes e monitores em todas as estações, trabalho dos agentes de trânsito para habituar os passageiros e tornar todo o processo o mais seguro possível.

O secretário informou também que a linha de BRT 02 pela João Durval Carneiro deverá ser iniciada na próxima semana.

O Cartão Via Feira que também é necessário no BRT para a tarifa menor, é emitido de forma gratuita e foi uma maneira do município incentivar o uso da bilhetagem eletrônica, diminuindo o uso de dinheiro que contribui para uma maior segurança dos trabalhadores e passageiros nos ônibus e em um período atual de pandemia, menor risco de contágio e transmissão do coronavírus.



Matéria  : Willian Moreira

Foto : Divulgação ao Diário do Transporte

Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Fonte : Diário do Transporte

www.diariodotransporte.com.br



Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Nenhum comentário: