quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

FORTALEZA : O ESTRANHO CASO DO AUMENTO DAS PASSAGENS

O ESTRANHO CASO DO AUMENTO DAS PASSAGENS
Por Wanderley Filho



    A grande surpresa na mudança de comando na prefeitura de Fortaleza foi o aumento para R$ 2,20 no valor das passagens de ônibus, a partir do próximo dia 11 de Janeiro. A decisão foi tomada pela ex-prefeita Luziane lins ainda no dia 21 de Dezembro e publicada no diário Oficial do município três dias depois.

      O caso é estranho, por vários aspectos. Primeiro foi o fato de ser surpresa. O prefeito eleito Roberto Cláudio classificou a medida de " pegadinha " . Como assim ? onde estavam o novo prefeito e sua equipe de transição que não leram  o Diário Oficial ? Provavelmente, por ser véspera de Natal ........ Mas a comparação é justa.

      Uma pegadinha só funciona se houver uma vítima desatenta ou imprevidente. O acompanhamento de medidas no final de um mandato é obrigação básica para uma nova gestão, especialmente se a disputa eleitoral foi desgastante. Se não viram, falharam feio; se souberam e não falaram, é estranho. 
       É estranho também que a própria ex-prefeita tenha assumida uma atitude que acarreta ônus para a sua imagem. Todo aumento no preço de serviços e de impostos sempre desagrada a população. Então porque ela pouparia o novo prefeito de ter que anunciar novos reajustes ? ou então, de ter que manter preços baixos comprometendo a receita fiscal ? Estaria Luiziane Lins chateada com os eleitores ? Difícil.

        Políticos de sucesso são profissionais e costumam a pesar as vantagens e as desvantagens de uma decisão. Se Luiziane Lins aumentou a passagem no apagardas luzes de seu mandato, é legitimo acreditar que tenha visto nisso um benefício. Estranho.
        O certo mesmo é que nesse jogo de interesses em conflito entre a gestão que sai e a que entra, não á espaço para ingenuidades.
         Estranho se não fosse assim.

Fonte e Foto :


Nenhum comentário: