terça-feira, 20 de maio de 2014

FORTALEZA : SEGUNDA ETAPA DO BINÁRIO.

SEGUNDA ETAPA DO BINÁRIO COMEÇA COM MUDANÇAS EM ITINERÁRIOS DE LINHAS DE ÔNIBUS.

  Nesta terça-feira, 20, às 20 horas, começa a segunda etapa do binário que será implantado entre as avenidas Dom Luís e Santos Dumont até o dia 7 de junho. Nesta parte, a mão única vai da rua Coronel Jucá até a Tibúrcio Cavalcante e a avenida Dom Luís , no trecho compreendido entre a avenida Desembargador Moreira e rua Coronel Jucá, será bloqueada a partir das 9 horas, exceto nos horários de pico. As intervenções fazem parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt). 

  Segundo informações da Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), a avenida Dom Luís vai receber uma nova sinalização com três faixas para veículos, uma preferencial para ônibus, além de ciclofaixa, todas no sentido Papicu/Centro. Os motoristas devem então desviar pela avenida Santos Dumont ou pelas ruas Canuto de Aguiar e Pereira Valente. 



  A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) irá alterar, a partir de terça, 20, cinco linhas de ônibus que trafegam pela Dom Luís e passarão a circular pela Santos Dumont. As linhas (036) Corujão/Conjunto Ceará/Papicu/Montese; (044) Parangaba/Papicu/Montese; (045) Conjunto Ceará/ Papicu/Montese; e (094) Expresso/Parangaba/Aldeota farão o seguinte itinerário: Barão de Studart, Santos Dumont, Coronel Jucá, Dom Luís e retornam ao itinerário original até o Terminal do Papicu. Já a linha(901) Dom Luís seguirá pela Pereira Filgueiras, Tibúrcio Cavalcante, Pereira Valente, Oswaldo Cruz, Santos Dumont, Coronel Jucá e Dom Luís, por onde retorna ao itinerário original até o terminal. 


  Para controlar o tráfego, 70 agentes da AMC vão atuar no local. Parte do efetivo vai se concentrar na rotatória da Praça Portugal. Quatro linhas de ônibus terão o itinerário mofidicado a partir da quarta-feira, 21: (027) Siqueira/Papicu/Aeroporto, (030) Siqueira/Papicu/13 de Maio e (087) Expresso/Siqueira/ Papicu seguirão pela Av. Desembargador Moreira, Av. Santos Dumont, R. Cel. Jucá e Av. Dom Luís até o terminal do Papicu. Já a linha (017) Aldeota/Centro 1 vai percorrer a Av. Abolição, R. Osvaldo Cruz, R. Canuto de Aguiar, R. Tavares Coutinho, Av. Eng. Alberto Sá, R. Des. Valdetário Pinheiro Mota e R. Andrade Furtado, por onde retorna ao itinerário original. Linhas de ônibus com itinerário alterado. Foto: Divulgação AMC 


  Enquanto o projeto requalificação da Praça Portugal é apreciado na Câmara Municipal, o canteiro central da Avenida Desembargador Moreira (sentido sertão/praia) será prolongado com blocos de concreto até a praça e a faixa de retenção localizada na referida avenida será transferida para a rotatória. A preferencial, entretanto, será de quem trafega na Av. Dom Luís. 

  A implantação do binário será feita pela Prefeitura de Fortaleza em seis etapas. A primeira etapa teve início nesta segunda-feira, 19, com a implantação do sentido único da Dom Luís (Papicu-Centro) entre a rua Tibúrcio Cavalcante e a avenida Desembargador Moreira. A última consiste no sentido único nas avenidas Dom Luís e Santos Dumont entre a rua Coronel Jucá e a Avenida dos Jangadeiros, além da alteração no sentido da rua Vilebaldo Aguiar - garantindo o acesso à avenida Dom Luís pela Avenida dos Jangadeiros.

Com informações: O Povo / Fortalbus.com

Nenhum comentário: