segunda-feira, 11 de maio de 2015

CIDADE DE ARAPONGAS ADOTA INTEGRAÇÃO.

CIDADE DE ARAPONGAS ADOTA INTEGRAÇÃO NO TRANSPORTE COLETIVO.

O sistema de integração do transporte coletivo começou a funcionar em Arapongas. O novo modelo implantado pela empresa Transporte Urbano Arapongas (TUA), permite que os usuários utilizem ônibus de linhas diferentes com o pagamento de uma única passagem. O benefício é uma antiga reivindicação dos moradores e será concedido no intervalo de 1h, de segunda a sexta, e 1h30 nos finais de semana e feriados.


“Desenvolvemos um estudo para favorecer o usuário que precisa utilizar mais de um ônibus para chegar ao seu destino”, assinala o gerente administrativo da TUA, Enivaldo Bertazzo. 

Bertazzo explica que, na prática, o passageiro que usa dois ônibus para chegar ao seu destino pagaria R$ 4,90 e agora, vai pagar apenas o valor de uma tarifa, atualmente no valor de R$ 2,45, dentro do período previsto. A integração só pode ser usufruida por usuários da bilhetagem eletrônica, com o cartão passe fácil.

O tempo será contado a partir do momento em que o bilhete eletrônico passar pelo validador na catraca. 

A adoção do novo modelo de gerenciamento implicou na reestruturação das linhas e alteração dos horários. “Houve necessidade em ajustar o encontro de todas as linhas de ônibus no terminal para promover a integração”, explica Bertazzo. 

Além do terminal, está permitida a troca de ônibus nos pontos onde existem linhas sobrepostas, dentro do tempo estipulado. “Após a carência, outra tarifa será cobrada”, acrescenta o gerente administrativo. 

Por dia, aproximadamente 4,5 mil pessoas embarcam e desembarcam no terminal urbano de Arapongas. A administração não soube informar quantos usuários serão beneficiados com o novo sistema, no entanto, a expectativa é que o número de adesões ao transporte coletivo aumente. 


USUÁRIOS

A auxiliar de vendas Luana de Oliveira, 20 anos, comemorou a mudança. Todos os dias ela pega duas linhas para chegar ao trabalho. “Agora melhorou, pena que os horários mudaram. Agora tenho que pegar o ônibus mais cedo”, comenta. 

Para a estudante Daniela Santos Abreu, 22 anos, os usuários foram beneficiados por um lado e prejudicados por outro. “Ficou melhor no bolso de quem anda de ônibus com frequência. Mas na questão dos horários não favoreceu muito não”, opina.

A aposentada Benedita de Paula, 59 anos, está incluída na parcela de usuários isentos de tarifa. Contudo, ela ressalta que a integração é uma reivindicação antiga dos moradores que precisam do transporte coletivo. “Agora para melhorar mais a empresa deve criar mais linhas. Ainda têm bairros sem o serviço”, afirma.


Por Cindy Annielly
Informações : TN Online
Fonte : Blog meutransportes.blogspot.com


Nenhum comentário: