segunda-feira, 11 de maio de 2015

MACEIÓ : PREFEITURA DAR INÍCIO A UM NOVO MODELO DE CICLOFAIXA.

NOVO MODELO DE CICLOFAIXA ESTA SENDO IMPLANTADO NA AVENIDA DEPUTADO JOSÉ LAGES.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió deu início à pintura de um novo modelo de ciclofaixa na capital alagoana. O projeto, com previsão de conclusão no mês de maio, está sendo implantado na Rua Deputado José Lages, no bairro da Ponta Verde. Também será colocada sinalização vertical no local para orientar condutores e ciclistas.

De acordo com o órgão, a nova ciclofaixa faz parte do planejamento para interligar a ciclovia da orla a outras regiões da cidade. “A Rua Deputado José Lages é o primeiro passo para estabelecer as conexões cicloviárias da parte baixa da cidade. Dentro deste plano, a próxima etapa será a ciclofaixa da Rua Capitão Marinho Falcão”, afirma o coordenador de projetos de Transportes, Leônidas Calheiros.

Esquema_ciclofaixa_av_dep_josé_lages

O modelo de ciclofaixa que está sendo implantado ainda não existe em Maceió. “Em um dos sentidos, os ciclistas irão trafegar entre o estacionamento e a faixa de veículos. Esse modelo existe em diversas cidades, como em Belo Horizonte (MG). Aqui acontecerá de forma experimental, de forma que os cidadãos se conscientizem acerca do ordenamento das vias referentes à existência de modos alternativos de deslocamentos”, explica.

A estimativa da SMTT é que a implantação da nova ciclofaixa também deve ajudar a ordenar o trânsito na Rua Dep. José Lages e demarcar o espaço de estacionamento ao longo da via. Equipes da Educação de Trânsito do órgão estarão realizando uma campanha educativa de orientação aos ciclistas e demais condutores.
As duas principais adequações aos condutores que utilizam a via deverão ocorrer nas paradas de ônibus e nos cruzamentos, uma vez que estes são espaços compartilhados, sendo a prioridade sempre do pedestre e do ciclista.

Nicollas Albuquerque e Leonardo Araújo (estagiário) / Ascom 
SMTT / PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIÓ

Nenhum comentário: