terça-feira, 9 de junho de 2015

A HISTÓRIA DO 230 DA TRAMPOLIM DA VITÓRIA.


Por Thiago Martins Unibus RN
Fotos: Acervo Trampolim da Vitória / Thiago Martins / João Maria Gomes


Ao longo de sua história, a empresa Trampolim da Vitória consagrou-se pelas inovações em suas operações. Uma das principais foi à aquisição de ônibus com ar condicionado. E um desses ônibus que fez história no transporte do Rio Grande do Norte foi o antigo veículo de numeração 230.

O veículo é um Svelto NS, fabricado pela Comil, com motorização Volkswagen 16-210 CO e de origens paraibanas. De acordo com informações extraoficiais, ele pertenceu à empresa Marcos da Silva. Em João Pessoa, fazia o ‘Serviço Opcional’, que oferta ônibus com ar condicionado nas linhas da capital paraibana. A operação na Marcos da Silva, porém, não vingou, e o veículo foi comprado pela Trampolim da Vitória.

Em meados de 2003 quando o veículo foi adquirido, a Trampolim já tinha ônibus com ar em sua frota, mas nenhum em configuração urbana (apenas micro-ônibus e ônibus em configuração rodoviária). Aquela aquisição marcava uma era que se consagrava pelo conforto encontrado nos ônibus da Trampolim. E os ônibus com ar também se tornaram referência pela identificação especial que receberam, embrulhados em propagandas que eram substituídas periodicamente, modificando os clientes.

Ao início das operações, o 230 recebeu propaganda do Natal Shopping, shopping center de Natal que vivia seu auge popular e econômico. A propaganda seguia o contexto publicitário do shopping, apresentando imagens do shopping, demonstrando a felicidade dos consumidores e estampando seu slogan: “O Shopping de Natal”.








Em meados de 2005 o veículo ganhou uma nova roupagem. A propaganda passara a ser da Universidade Potiguar (UnP), universidade particular de Natal que, na ocasião, atraia potenciais alunos de graduação, propagando o diferencial de ser ‘universidade’. A propaganda seguia o contexto da que fora utilizada pelo Natal Shopping, envelopando as laterais e a traseira do ônibus. A parte interna do ônibus também chamava atenção. Ao ser comprado pela Trampolim, o veículo foi reformado e recebeu bancada da carroceria Busscar, na qual a direção da empresa destaca como a mais confortável do mercado.





No ano de 2008, a Sim TV! – afiliada da RedeTV! em Natal – também colou sua propaganda no ônibus. O canal estava recém inaugurado em Natal e região metropolitana, e utilizou a campanha ‘Diga Sim para o Novo!’ no veículo, apresentando o novo canal a população.





O 230 encerrou suas operações no início de 2011. Durante o tempo em que operou na Trampolim da Vitória, o veículo fixou-se apenas em duas linha: A – Parnamirim/Natal, via Aeroporto (linha em que ficou fixo na maior parte dos anos), e M – Macaíba/Natal, via BR-101 (linha que operou antes de ser aposentado). Ele, com certeza, marcou a história do transporte no Rio Grande do Norte!

Fonte : Unibus RN / busaodenatal.com.br



Nenhum comentário: