quarta-feira, 14 de setembro de 2022

MORRE ABÍLIO GONTIJO.

 MORRE ABÍLIO GONTIJO, FUNDADOR DE UMA DAS MAIORES EMPRESAS DO BRASIL.DIFICULDADES DA SEGUNDA GUERRA FORAM MOTIVADORES PARA A FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO DOS TRANSPORTES.



Morreu nesta terça-feira, 13 de setembro de 2022, o empresário Abílio Gontijo, com 99 anos de idade, fundador da Empresa Gontijo, uma das maiores do setor de ônibus rodoviários do País

O velório vai ocorrer a partir das 14 horas de hoje no Parque da Colina, Rua Santarém, 50, Nova Cintra, Belo Horizonte.,

O empresário morreu de causas naturais.

As origens da Gontijo rementem ao ano de 1943 na cidade de Carmo de Paranaíba (MG), com a visão de negócios e de desenvolvimento econômico de Abílio Gontijo, à época um mecânico de 19 anos de idade.

Abílio Gontijo não só esperava o desenvolvimento do Brasil, mas queria ser parte dele.

E bem numa época em que tudo estrava mais difícil que o “normal”.


Era Segunda Guerra Mundial e havia grande escassez de recursos e combustíveis.

De acordo com a própria empresa Gontijo, o combustível só era fornecido em cotas liberadas por prefeitos e governadores.

Por questões políticas, na ocasião, o prefeito de Carmo do Paranaíba mandou cortar a cota de Abílio Gontijo para repassar a um outro político.

O jovem não desistiu mesmo com isso e utilizando suas habilidades de mecânico fez alterações no motor de sua jardineira, fazendo com que ela passasse a utilizar álcool ao invés de gasolina.

A Gontijo também usou o gasogênio, um combustível pobre obtido pela queima de carvão e madeira em cilindros que ficavam atrás dos veículos.

Essas dificuldades marcaram o início de um verdadeiro império no setor de ônibus rodoviários

A Abrati, que representa as empresas do setor, emitiu uma nota de pesar

A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros comunica com grande pesar o falecimento do Sr. Abilio Gontijo, fundador e dirigente da Empresa Gontijo de Transportes, um dos pioneiros e construtores do setor

rodoviário brasileiro, oportunidade em que lamentamos e

manifestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos pela

irreparável perda.

 

Paulo Alencar Porto Lima

Presidente

 

Em nota, a Gontijo também lamentou o falecimento.

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda lamenta comunicar o falecimento do seu fundador, senhor Abílio Pinto Gontijo. Ele se foi na noite de ontem, 13/9/2022, aos 98 anos, por causas naturais, em sua residência, em Belo Horizonte, cercado por sua família. Amado e respeitado por todos, sr. Abílio deixa 8 filhos, netos e bisnetos. Seu corpo será velado hoje, das 14h30m às 17h e amanhã, das 9h às 13h, na capela 2 do Cemitério Parque da Colina, onde será sepultado.

Com apenas 19 anos de idade, em 1943, Abílio Gontijo fundou em Carmo do Paranaíba- MG, o que é hoje uma das maiores empresas de transporte do Brasil. Ele se orgulhava de contar que a empresa, hoje dirigida por seus filhos, começou com apenas um veículo – uma jardineira Chevrolet Comercial 1940, que ele pilotava, além de fazer a limpeza da mesma, após cada viagem, e de acumular também a função de cobrador.

Empreendedor incansável, ele contornou cada problema daqueles tempos difíceis da Segunda Guerra Mundial: com o racionamento da gasolina no Brasil, ele comprou álcool em uma usina e, conhecedor de mecânica, adaptou e regulou o motor da jardineira para o novo combustível. A empresa, que leva seu sobrenome, cresceu primeiro em Minas Gerais e em seguida se expandiu por todo o Brasil, tornando-se uma das maiores e mais relevantes do setor.

Afável, sempre tratando a todos como seus colaboradores, o senhor Abílio, como era chamado, já idoso, manteve sua presença diária na empresa, junto aos filhos e netos, enquanto sua saúde permitiu. Deixa, como legado a todos que o conheceram e que tiveram o privilégio de conviver com ele, sua marca de seriedade, de trabalho e de respeito que fez dele um exemplo a ser seguido em todo o País.


Matéria : Adamo Bazani

Fotos : Acervo Gontijo

Fonte : Diário do Transporte

www.diariodotransporte.com.br

Morre Abílio Gontijo, fundador de uma das maiores empresas de ônibus do País (https_diariodotransporte.com.br)



Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes 


Nenhum comentário: