segunda-feira, 4 de junho de 2012

EMPRESAS / GONTIJO

                   EMPRESA GONTIJO DE TRANSPORTES LTDA

                      1943-  O PRIMEIRO ÔNIBUS
  Durante a segunda guerra mundial tinha início uma das maiores e bem sucedidas história no meio do transporte rodoviário Brasileiro. O jovem ABÍLIO PINTO GONTIJO pilotando sua jardineira Chevrolet

Comercial 1940, engatava a primeira marcha rumo a construção da EMPRESA GONTIJO DE TRANSPORTES LTDA, nos primeiros anos a GONTIJO era era uma Jardineira pilotada por um jovem de 19 anos, no percurso PATOS DE MINAS pegando tudo e todos pelo caminho.  


          1949 - LINHA BELO HORIZONTE- PATOS DE MINAS
  A partir da década de 50 com o processo de industrialização do Brasil, a população começou a se deslocar da área rural para as cidades, a industria automobilística começou a cresce trazendo consigo a malha rodoviária. Em 1949, o fundador da empresa decide mudar para Patos de Minas e passou a fazer a ligação com belo horizonte, mais duas linhas foram criadas.
                Belo Horizonte - patos de minas ( via São Gonçalo )
                Belo Horizonte - patos de minas ( via Três marias )
      Pouco depois veio a linha ;
                Patos de minas - Pirapora

     1965- MUDANÇA DE SEDE PARA BELO HORIZONTE COM A IMPLANTAÇÃO DA LINHA BELO HORIZONTE- TEÓFILO OTONI .
   A pesar das dificuldades ABÍLIO GONTIJO embarcou em um dos seus ônibus e mudou-se para Belo Horizonte quando a capital mineira ainda era uma cidade de médio porte e alugou  uma sala no Bairro São Francisco,onde passou a funcionar a empresa.Neste mesmo ano a empresa começa heroicamente as linhas ;
          Belo Horizonte - Governador Valadares
          Belo Horizonte - Teófilo Otoni
  No correr da segunda metade da década de 60 a empresa ampliou seu número de linhas no Norte e Nordeste de Minas a partir de Teófilo Otoni,tornou-se forte também no vale do Jequitinhonha.

                        PIONEIRISMO
        As viagens para aquelas regiões eram uma verdadeira aventura, o percurso Belo Horizonte-Teófilo Otoni,hoje feito em 7 horas e 30 minutos, em algumas ocasiões eram feitas em nada menos que 3 dias.Era comum os motoristas levarem enxadas,uma Toyota ia à frente com pessoal equipado para reparar pones de madeira, mata-burros e consertar trechos intransitáveis, por exemplo: a estrada do boi,hoje asfaltada,no trecho Teófilo Otoni-Nanuque,já quase na divisa com a Bahia.


                  1968- COMPRA DA VIAÇÃO SANTA MARTA 
                    Belo Horizonte-Triangulo Mineiro
    A empresa conquistou outra fatia importante do mercado, a Gontijo adquiriu a viação santa marta concesionária das linhas que ligavam  Belo Horizonte ao triangulo Mineiro, ampliava então sua atuação numa das àreas mais desenvolvidas da região do estado. 

       1975-PRIMEIRAS LINHAS DE LONGA DISTÂNCIA  
                   Belo Horizonte - Salvador
                   Belo Horizonte - Bom Jesus da lapa 
     Em 1975 Abílio Gontijo realizou um sonho , ganhou num sorteio ( fio a fórmula de uma concorrência promovida pelo DER ) a linha Belo Horizonte- Salvador,ainda no década de 70 a Gontijo passou a ligar a capital Mineira a Goiânia, Recife, e Campo Grande.Na segunda metade da década de 70 form adicionadas várias linhas.

1981 - EM 13/02/81 É INAUGURADO O PARQUE RODOVIÁRIO GONTIJO EM BELO HORIZONTE.
        Ao final dos anos 70 a empresa já passou a ter mais de  300 ônibus,em 1981 era inaugurado o parque rodoviário Gontijo no bairro Engenho Nogueira em Belo Horizonte, com uma área de 100.00 metros quadrados, e capacidade para 1800 ônibus em operação.

        1982 - EXPANSÃO PARA O NORDESTE E SUDESTE 
   A Gontijo acelerou forte em direção ao nordeste procurando procurando uma ligação com São Paulo,aproveitou a oportunidade e comprou a viação Bonfinense com 140 ônibus e várias linhas ligando São Paulo ao Nordeste,abrindo as portas para  um mercado que corresponde a 35% do movimento da empresa.

1982 A 1993 -EXPANSÃO, CRESCIMENTO,MANUTENÇÃO E APERFEIÇOAMENTO, CONSTRUÇÃO DE NOVAS GARAGENS EM DIVERSOS PONTOS DO PAIS.
     A Gontijo concentrou seus esforços no aperfeiçoamento da qualidade dos seus serviços.

1996 - COMPRA DA LINHA BELO HORIZONTE- SÃO PAULO
   No início de 1996 a Gontijo comprou  a linha Belo horizonte - São Paulo e no final de 96 disponibilizou uma nova garagem em São Paulo para atender a nova demanda. Esta garagem possui 60.00 metros quadrados e capacidade para 800 ônibus.

    1999- A GONTIJO AMPLIA A MAIOR FROTA DE SCÂNIA DO MUNDO
  Além de conquistar pela terceira vez consecutiva o troféu " melhores do transporte " na categoria Transporte Rodoviário de passageiros e o troféu " melhor entre as melhores do transporte ". Em 1999 a Gontijo fechou a maio compra de ônibus Rodoviários da História do da Scânia em todo o mundo,um total de 116 novos chassis de modelos da série 4.
     Sendo 102 chassis k124 equipados com motor de 420 cavalos ( convencional ) 6 chassis k124 com 360 cavalos ( convencional ) e 8 chassis p94 com 310 cavalos ( convencional ).Também em 1999 a editora OTM  atribuiu o troféu " melhores do transporte de 1998 " na categoria Transporte Rodoviário de Passageiros. Para a empresa Gontijo pela terceira vez consecutiva e a quinta vez na História da empresa,concorrendo com empresas de todos os meios de transporte ( aéreo,Ferroviário,marítimo,fluvial ,fretamento ,turismo , de cargas ,rodoviário de passageiros e Metropolitano de Passageiros )
      A Gontijo apresentou o melhor desempenho em 9 quesitos.

                                                              NÚMEROS
     69- Garagens e pontos de apoio em todo o pais;
      1208- Veiculos;
      5 anos- idade média da frota;
      84- Pontos de partida;
      5.852.883- Passageiros transportados por ano;
      621.997- Passageiros Intermunicipal por km;
      1.977.772.280- Passageiros Interestadual por km;
      202- Serviços;
      139.647.986- km Rodados por ano;
      5.113- Funcionários; 
      600- Pneus são recuperados por mês ;
     43.673.873 - Milhões de  óleo Diesel são utilizados , o suficiente para encher 2.800 caminhões tanque de    5 .000 litros;
        10.900- Pneus são gastos;
        27,6- Mil lonas de freio são gastos;
        7.000 - filtros de óleo. 

                                                          FOTOS














                                   

 EMPRESA GONTIJO DE TRANSPORTES LTDA
RUA PROFESSOR JOSÉ VIEIRA DE MENDONÇA
475- ENGENHO NOGUEIRA -BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS -CEP 31310-260




FONTES:
FORTALBUSS, SITE DA EMPRESA.
onibusalagoas.blogspot.com    
                                                                                    
                                                                                                          




quarta-feira, 30 de maio de 2012

LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE MACEIÓ

    LICITAÇÃO é uma palavra proibida em Maceió, a novela já vem se arrastando por vários anos, os empresários do setor de transporte sempre encontravam uma saida para que a licitação não fosse realizada.O assunto era usado como promessa de solução em campanhas para prefeito, e que logo era esquecido, a população foi sofrendo com o descaso dos empresários que não respeitavam os usuários que era quem pagava uma passagem cara e não tinham nenhum benefício.                                                                               
             Eles sempre reclamavam que tinham muitas despesas ; funcionários,peças e combustíveis,por isso não poderiam dar uma melhorada no serviço, a prefeitura  junto a SMTT não resolviam nada, dando liberdade aos empresários que faziam o que queriam.Essa situação continuou até que o Ministério Público entrou em cena e colocou a prefeitura e a SMTT contra a parede.
            Foi concedido um prazo para que os orgãos envolvidos dessem uma resposta definitiva,no primeiro semestre de 2011 foram feitas as audiências públicas com a população e empresários interessados em participar da Licitação.Pelo que se parecia as coisas agora iriam acontecer,mas isso foi só uma tentativa de resolver o problema,lá se foi mais um capitulo e tudo voltou ao ponto zero.
            Segundo o Ministério Público,o edital estava sendo estudado em Minas Gerais,tivemos que esperar por mais um capitulo,o Prefeito para dar um novo capitulo a novela,anunciou que a licitação sairia antes de Dezembro de           2011,o que não aconteceu.Isso ajudou os empresários que também tiveram sua participação na novela,em Dezembro eles abriram um processo contra a prefeitura para que o aumento da passagem fosse concedido.
            Isso não parou ai,depois de duas tentativas a justiça concedeu o aumento da passagem numa sexta-feira,onde não se podia recorrer,passando de 2,10 para 2,30,e a licitação ?, não saiu.
2012 é um ano de eleição e talvez alguém queira usar isso para ganhar votos, só em alagoas para acontecer essas coisas, estamos dependendo de alguém de Minas Gerais para avaliar a licitação,onde estão os técnicos da superintendência de transporte e trânsito ?.
            Não estão capacitados para realizar esse estudo?,uma coisa é
certa, os únicos que estão se dando bem nessa novela são os empresários e os prejudicados são os usuários.Uma coisa interessante 
é que no segundo semestre do ano passado os empresários que se diziam impossibilitados de comprarem ônibus novos, colocaram em circulação vários ônibus novos,só a veleiro colocou 17 ônibus.
            Será que isso foi para parar a licitação?, é, pode ter sido uma alternativa que eles encontraram de empurrar a licitação com a barriga e dar um cala-boca nesse assunto.A licitação não é só para colocar ônibus novos, mas para melhorar o sistema dando melhores condições ao usuário como: cumprimento de horário,renovação de frota, acesso fácil a outros bairros ,linhas que atendam a população.
           Um item importante é que cada empresa disponibilizasse alguns carros extras para substituir o que venha a quebrar,pois se um ônibus quebra não é substituído, ficando o horário vazio ,e tem mais,o passageiro é obrigado a ficar junto do carro quebrado,só podendo pegar outro da mesma empresa,se não quiser pagar outra passagem.

onibusalagoas.blogspot.com 

terça-feira, 29 de maio de 2012

041 - FEITOSA / CENTRO

 LINHA :  041 - FEITOSA / CENTRO
EMPRESA : VIAÇÃO CIDADE DE MACEIÓ ( PIEDADE )
LOTE : 100 - AMARELO
CIDADE  :  MACEIÓ / AL



                          IDA
Terminal Cruz das Almas , Parque Shopping , UNIT - FITS , Ladeira do óleo , rua Cecília da Rocha , rua Reginaldo Pontes Lima , rua São Luiz ,
Escola Estadual Miram Marroquim , rua Antônio Zeferino dos Santos, Rua Dr. Ivaldo Marinho, Rua Pastor Eurico Calheiros, Rua maria Cecília da Rocha, Rua Apolônio da Rocha ( PIABAS )
avenida Juca Sampaio , colégio Adventista , Clínica Reabilit , made nobre , Alex Madeiras ,
Condominio Bariloche , pró amor,Shopping Miramar, Avenida Pimentel Santos, Rua Major Álvaro Eust. de Oliveira e Silva, Avenida Ten. John Richardson Cordeiro, Avenida Juca Sampaio, Av. Governador Lamenha Filho , Expoente Colégio e curso ,
Escola Estadual profª Erotildes Rodrigues , conjunto Eldorado , congregação cristã no Brasil ,
conjunto Artemísia , Escola Estadual Maria das Graças , Clínica Medclinger , Escola Estadual 
Prof. Pedro Teixeira de Vasconcelos , Estúdio Gogo da Ema , Transtil , TERMINAL RODOVIÁRIO 
DE MACEIÓ  ( FEITOSA ) , Av. Leste oeste , rua Joaquim Nabuco, rua comendador Firmo Lopes,
rua Manoel M. Nobre , rua desembargador Tenório , Av. Fernandes Lima , Casa da indústria , Praça do
Centenário ,  Cesmac , Escola Estadual Tavares Bastos , Av. Moreira e silva , praça Sergipe , Embratel ,
Ladeira dos Martirios ,  ( FAROL ) rua do Comércio.


                                     VOLTA
rua do Comércio , rua do Sol  Ladeira do Brito , Instituto Histórico e  Geográfico de Alagoas , Casa da
Palavra , ( CENTRO ) Av. Tomaz Espindola , Clégio Madalena Sofia , Unicompra , Av. Rita de Cassia,
Instituto da visão ,Escola Municipal Higino Belo , rua professor José Paulino , Av. Leste Oeste ,
 ( FAROL ), TERMINAL RODOVIÀRIO DE MACEIÒ , Av. Governador Lamenha Filho  ,
Transtil , estudio Gogó da ema , Escola Estadual Prof. Pedro Teixeira de Vasconcelos  ,
Clínica Medclinger , Escola Estadual Maria das Graças , condomínio Artemísia , Congrega-
ção Cristã do Brasil , Conj. Eldorado , Escola Estadual Profª  Erotildes  Rodrigues ,  rua Joel
Vieira dos Anjos , Av. Juca Sampaio , Pró Amor , Colégio Adventista de Maceió ( FEITOSA ),
rua Reginaldo Pontes Lima , rua São Luiz , Escola Estadual Miram Marroquim , rua Antônio Zeferino dos Santos , rua Dr. Ivaldo Marinho , rua Pastor Eurico Calheiros ,  ( Piabas ) Ladeira do òleo , UNIT - FITS, Parque Shopping , Terminal Cruz das Almas.

domingo, 27 de maio de 2012

DESENHOS

CAIO APACHE VIP------EMPRESA OCEANO 514    F- 0002

MARCOPOLO  TORINO--EMP. N. SENHORA DA PIEDADE 4308 F-0003

BUSSCAR URBANUSS - EXPRESSO PRATIUS LTDA 35   F-0004

MARCOPOLO GRAN VIALE -EMPRESA SUDOESTE LTDA  81066 F-0005

CAIO GABRIELA II - EMPRESA SÃO FRANCISCO  60  F-0006

CAIO APACHE S22 - EMPRESA SÃO FRANCISCO  LTDA  7029  F-0007
MARCOPOLO TORINO -  EMPRESA VIALOG MAGUARI  BJ-99812  F-0008

MARCOPOLO VIAGGIO G4 1100 - CIA SÃO GERALDO  DE VIAÇÃO LTDA  8201  F-0153

LINHAS EXISTENTES ATÉ 1999

Nº       LINHA                                Nº DA LINHA       EMPRESA
001   AEROPORTO / CENTRO   .... intermunicipal ..............RIO LARGO
002   ALDEIA DO ÍNDIO / MERCADO ...........215..........REAL ALAGOAS
003   ALTO DA BOA VISTA / CENTRO .........062........SÃO FRANCISCO
004   AV. ROTARY / CENTRO ........................029.........REAL ALAGOAS
005   BENEDITO BENTES / CENTRO dist. ind....042............PIEDADE
006   BENEDITO BENTES /  CENTRO   mocambo ..043.......PIEDADE
007   BENEDITO BENTES / CENTRO jacintinho......048........PIEDADE
008   BENEDITO BENTES / MERCADO  feitosa......217.....CID.DE MACEIÓ
009   BENEDITO BENTES 1 /  TERMINAL  INTEGRAÇÃO 807..PIEDADE
010   BENEDITO BENTES /P. VERDE ..........703.......................PIEDADE
011   BENEDITO BENTES / P. VERDE..........704.......................PIEDADE
012   BENEDITO BENTES / P. VERDE .CORUJÃO...699...........PIEDADE
013   BENEDITO BENTES / TRAPICHE.CORUJÃO...690..CID. DE MACEIÓ
014   BENEDITO BENTES / TRAPICHE jacintinho.....104...........PIEDADE
015   CACHOEIRA DO MEIRIM / B. BENTES integração....810...PIEDADE
016   CHÂ DA JAQUEIRA / CENTRO .......060.................SÃO FRANCISCO
017   CHÃ DA JAQUEIRA /P.VERDE  .mutirão .709..........SÃO FRANCISCO
018   CHÃ DA JAQUEIRA / P. VERDE boa vista ..710.......SÃO FRANCISCO
019   CHÃ NOVA / CENTRO farol ...........055 ..................SÃO FRANCISCO
020   CID. UNIVERSITÁRIA / SINIMBU....072..................SÃO FRANCISCO
021   CID. UNIVERSITÁRIA / P.VERD......711..................SÃO FRANCISCO
022   CIRCULAR 1 ....................................201........................VELEIRO
023   CIRCULAR 2 ....................................202........................VELEIRO
024   CLETO MARQUES LUZ / CENTRO.....039..............REAL ALAGOAS
025   CLIMA BOM / CENTRO .......................069 ..........SÃO FRANCISCO
026   CLIMA BOM / CENTRO  via bebedouro .057 .........SÃO FRANCISCO
027   CLIMA BOM / CENTRO   CORUJÃO...... 390........SÃO FRANCISCO
028   CLIMA BOM / TRAPICHE ............... 108 ............. SÃO FRANCISCO
029   COLINA / CENTRO  via bebedouro...... 065 .......... SÃO FRANCISCO
030  COLINA / CENTRO via farol ............... 068 ........... SÃO FRANCISCO
031  CRUZEIRO DO SUL / CENTRO      INTERMUNICIPAL.   RIO LARGO
032  CRUZ DAS ALMAS / CENTRO ....... 013 ............... REAL ALAGOAS
033  CRUZ DAS ALMAS / FEITOSA  CORUJÃO.. 599 ..... JANGADEIROS
034  CRUZ DAS ALMAS / TRAPICHE  ........... 107......... SÃO DOMINGOS
035  CRUZ DAS ALMAS / VERGEL.............. 200 ........... SÃO DOMINGOS
036  DOBEAUX LEÃO / CENTRO ............... 036 ............ REAL ALAGOAS
037  ESTELLA MARES / MERCADO............ 020 ............. JANGADEIROS
038  EUSTÁQUIO GOMES / CENTRO ......... 049 ........... CID. DE MACEIÓ
039  EUSTÁQUIO GOMES / IGUATEMÍ ....... 607 ........... CID. DE MACEIÓ
040  EUSTÁQUIO GOMES / P. VERDE ......... 706 .......... CID. DE MACEIÓ
041  EUSTÁQUIO GOMES / P. VERDE CORUJÃO 799 ....CID. DE MACEIÓ
042  EUSTÁQUIO GOMES / TRAPICHE ..........106 ..........CID. SORRISO
043  EUSTÁQUIO GOMES / TRAPICHE CORUJÃO 899...CID. SORRISO
044  EUSTÁQUIO GOMES / TRAPICHE CORUJÃO 890 .CID. DE MACEIÓ
045  FEITOSA / CENTRO ................................ 041 ........PIEDADE
046  FERNÃO VELHO / CENTRO  mafrial ....... 054 .........SÃO FRANCISCO
047  FERNÃO VELHO / CENTRO B. Gonzaga . 058 .........SÃO FRANCISCO
048  FERNÃO VELHO / P. VERDE CORUJÃO .. 798 .......SÃO FRANCISCO
049  FORENE / CENTRO      ............................. 051 .........CID. DE MACEIÓ
050  FORENE / MERCADO   ........................... 225 .........CID. DE MACEIÓ
051  FORENE / TRAPICHE Eust. Gomes .......... 230 .........CID. DE MACEIÓ
052  FORENE / P. VERDE     ........................... 712 .........CID. DE MACEIÓ
053  FREI DAMIÃO / B. BENTES  INTEG. ..... 803 ..........PIEDADE
054  GRACILIANO RAMOS / CENTRO ......... 053 ...........MASSAYÓ
055  GRACILIANO RAMOS / MERCADO ..... 052 ...........MASSAYÓ
056  GRACILIANO RAMOS / P. VERDE ........ 707 ...........MASSAYÓ
057  GRUTA / CENTRO      ............................ 030 ..........REAL ALAGOAS
058  GRUTA / IGUATEMI   ............................ 608 ..........REAL ALAGOAS
059  GUAXUMA / B. BENTES  INTEG. ......... 805 ...........PIEDADE
060  HENRIQUE EQUELMAN / VERGEL ........ 214 ...........CID. DE MACEIÓ
061  IPIOCA / MERCADO  ............................. 223 .........  SÃO DOMINGOS
062  IPIOCA / TRAPICHE  .....CORUJÃO....... 197 ...........SÃO DOMINGOS
063  JACARÉCICA / CENTRO P. verde .......... 017 ..........JANGADEIROS
064  JACARECICA / VERGEL......................... 208 ..........JANGADEIROS
065  JACINTINHO / J. LEÃO .......................... 203 ..........JANGADEIROS
066  JACINTINHO / P. VERDE ....................... 708 ..........PAJUSSARA
067  JARDIM PETRÓPOLIS / TRAPICHE ........ 105 .........PIEDADE
068  JATIUCA / TRAPICHE ............................ 600 ..........REAL ALAGOAS
069  JATIUCA / VERGEL ................................ 611 .........VELEIRO
070  JOÃO SAMPAIO / CENTRO farol  ........... 056...........CID. SORRISO
071  JOÃO SAMPAIO 2/ B. BENTES Integração . 802 ........PIEDADE
072  JOÃO SAMPAIO / TRAPICHE ................. 102 ..........S. FRANCISCO
073  JOAQUIM LEÃO / FEITOSA ................... 503 .......... VELEIRO
074  JOAQUIM LEÃO / P. VERDE ...................713 ...........VELEIRO
075  JOAQUIM LEÃO / P. VERDE ..CORUJÃO.797 ..........VELEIRO
076  J. S. PEIXOTO /CENTRO ......................... 011 ...........REAL ALAGOAS
077  J. S. PEIXOTO / CENTRO ..pitanguinha ...012   ...........REAL ALAGOAS
078  J. S. PEIXOTO / J.LEÃO .......................... 204 ...........MASSAYÓ
079  JOSÉ TENÓRIO / CENTRO via rotary ...... 033 ...........REAL ALAGOAS
080  JOSÉ TENÓRIO / CENTRO  via Gruta ...... 034 ...........REAL ALAGOAS
081  JOSÉ TENÓRIO / IGUATEMI ................... 606 ........... REAL ALAGOAS
082  JOSÉ TENÓRIO / IGUATEMI via Sanatório 606 .......... REAL ALAGOAS
083  MIRANTE / TRAPICHE  ............................ 103 ........... PIEDADE ...
084  MOACIR ANDRADE /  TERM. DO B. BENTES 804 C. DE MACEIÓ
085  NOVO MUNDO / CENTRO ....................... 032 ........... REAL ALAGOAS
086  OSMAN LOUREIRO / CENTRO via Faral . 070 .......... SÃO FRANCISCO
087  OSMAN LOUREIRO / CENTRO Bebedouro 071 .........SÃO FRANCISCO
088  OURO PRETO / CENTRO  ........................ 035 ............ REAL ALAGOAS
089  PARQUE MUNICIPAL / CENTRO ........... 061 ........... SÃO FRANCISCO
090  PESCARIA / MERCADO  .......................... 224 ........... SÃO DOMINGOS
091  PIABAS / MERCADO ................................ 216 ........... PIEDADE
092  PITANGUINHA / CENTRO ...................... 028 ............ REAL ALAGOAS
093  PONTAL / IGUATEMI .............................. 605 ............ VELEIRO
094  PONTAL / RODOVIÁRIA ........................ 500 ............  VELEIRO
095  PONTA VERDE / VERGEL Santo Eduardo . 210 ........  VELEIRO
096  PONTA VERDE / VERGEL Avenida ......... 213 ........   VELEIRO
097  RIO NOVO / CENTRO  .............................. 059  .......... SÃO FRANCISCO
098  ROSANE COLLOR / CENTRO Bebedouro 064 .........   SÃO FRANCISCO
099  ROSANE COLLOR / CENTRO  Farol ....... 069 ..........  SÃO FRANCISCO
100  SAEM  / CENTRO ...................................... 027  .........  REAL ALAGOAS
101  SAEM / IGUATEMI  ................................... 609 ..........  REAL ALAGOAS
102  SALVADOR LYRA / CENTRO . CORUJÃO 297 .......  REAL ALAGOAS
103  SALVADOR LYRA / CENTRO Cambuci ..... 038 ........ REAL ALAGOAS
104  SALVADOR LYRA / CENTRO Santa Lúcia . 037 ........ REAL ALAGOAS
105  SALVADOR LYRA / CENTRO Term. Rodov 052 ........ MASSAYÓ
106  SALVADOR LYRA / TRAPICHE .................. 220 ........ MASSAYÓ
107  SANATÓRIO / CENTRO  ....CORUJÃO ........ 290 ....... REAL ALAGOAS
108  SANATÓRIO / CENTRO ....Rotary ................. 024 ...... REAL ALAGOAS
109  SANATÓRIO / CENTRO .. Farol .................... 025 ...... REAL ALAGOAS
110  SANATÓRIO / CENTRO ... OPCIONAL ....... 023 ....... REAL ALAGOAS
111  SANATÓRIO / PONTA VERDE ..................... 700 ...... JANGADEIROS
112  SANTUÁRIO / PONTAL ................................. 100 ...... JANGADEIROS
113  SANTO AMARO / CENTRO .. Pitanguinha .... 066 ...... REAL ALAGOAS
114  SANTO AMARO / CENTRO ........................... 031 ...... REAL ALAGOAS
115  SANTOS DUMONT / MERCADO .............  054 .........CIDADE SORRISO
116  SÃO JORGE / CENTRO ..............................  022 ........   REAL ALAGOAS
117  SAÚDE / MERCADO ..................................  221 ........ SÃO DOMINGOS
118  TRAPICHE / USINEIROS ...........................  407 .........    VELEIRO
119  TRIUNFO / CENTRO ..................................  040 .........     PIEDADE
120  VATICANO / CENTRO ...............................  018 .........     JANGADEIROS






            aguardem  !!!!    EM  CONCLUSÃO !

sexta-feira, 25 de maio de 2012

ESPECIAL COMBUSTÍVEIS

                     ÁLCOOL, O COMBUSTÍVEL VERDE

 
     O Brasil implantou no início dos anos  70, o maior programa Mundial  de Álcool destinado á propulsão de veículos particulares. Para o transporte coletivo por ônibus, as poucas experiências ficaram no ostracismo.Mas se no Brasil o álcool abastece  apenas os automóveis particulares, na Europa seu uso difundiu-se no transporte coletivo, sendo utilizado na capital Sueca Estocolmo , há pelo menos 20 anos.      A maior operadora de transporte urbano de Estocolmo encomendou a scânia, 123 unidades completas de ônibus movidos a etanol, sendo equipados com motor de 9 litros, 230 cavalos e capaz de atender a norma Euro IV.      Segundo a montadora escandinava, até o início de 2006, a SL teria uma frota de 350 unidades movidas a etanol, a maior do mundo. Desde 1990 foram produzidos 450 ônibus propulsionados com o combustível renovável para grandes cidades Suecas.


      Em 1997 a scânia trouxe para o Brasil dois modelos movidos a etanol para serem testados em São Paulo e Curitiba, naquela época, o motor já atendia as nomas de emissões Euro III. os veículos movidos a álcool, utilizava um aditivo importado, tornando enviável a sua implantação , não havia no momento qualquer mensão em utilizar o combustível  verde como uma das matrizes energéticas no transporte coletivo.




fontes:Revista transporte Mundial -catálogo de Ônibus2005 página 9                                    


Fotos;
pesquisa google.com
fotos de onibus movidos a etanol
railbuss.com


                                                                                                                                                                   

ÔNIBUS OLÍMPICO DA RECORD PERCORRE O BRASIL

Fortalbus.com - O dia a dia do nosso transporte: Ônibus Olímpico inicia jornada pelo Brasil: O Ônibus Olímpico da Rede Record iniciou na última segunda-feira (21) sua jornada de mais de 13 mil quilômetros. Do modelo Marcopolo Parad...

quinta-feira, 10 de maio de 2012

domingo, 6 de maio de 2012

PELA PRIMEIRA VEZ, UM PROJETO DEFINITIVO PARA O TRANSPORTE ?

             A superintendência municipal de transporte urbano,SMTU, na gestão transporte para todos, apresentou aos usuários do transporte urbano, pela primeira vez em Maceió, um projeto definitivo: a integração do sistema. Aracaju, Campo Grande , Curitiba e Fortaleza entre outras cidades, já colhem os frutos dessa nova concepção de transporte público.
          Mais oferta de serviços, maior número de opções de linhas, intervalos mais curtos, organização, enfim, mais qualidade no serviço. Com a inauguração da primeira estação  de transbordo, a do Benedito Bentes, dará inicio a um projeto que mudará a cara do transporte. 
           Nestas estações o usuário terá um nível de conforto muito bom, pagando uma única passagem, o usuário poderia se deslocar a qualquer bairro da cidade.Por meio de estações fechadas, linhas alimentadoras de bairros próximos, iriam trazer os passageiros, onde eles pegariam a troncal de seu interesse.
            As linha troncais seriam operadas por ônibus maiores com destino a bairros como : Centro, Ponta Verde, trapiche entre outros, utilizando a passagem já paga no ônibus alimentador. Aqueles que moram próximos do terminal teriam acesso por uma entrada exclusiva.
            Observando o tráfego de ônibus na rua do comércio, percebe-se que maceió é muito carente em infra-estrutura e circulação viária. Se encurralar o transporte coletivo num beco foi a única alternativa para resolver o problema no centro, no entanto, o grande terminal central solucionaria esse problema.
             Há duas opções : enfrente ao comando geral da PM, onde funciona o camelódromo ; ou na área onde se localiza a antiga Ceasa. Na primeira opção os ônibus voltariam a ter prioridade no anel viário por onde circulariam, o terminal aproveitaria os vendedores num segundo piso em barracas personalizadas.
             Na segunda etapa, o terminal seria ligado ao centro através de integração em micro ônibus, nos dois casos o usuário teria acesso a todos os bairros da capital. Infelizmente isso só ficou no papel, o terminal do Benedito Bentes não suportou o crescimento da população local e o que era pra trazer mais qualidade no serviço tornou-se num grande caos.
              O conforto foi por água a baixo e o projeto que mudaria a cara do transporte em Maceió se perdeu no tempo, o grande terminal central foi esquecido. No papel tudo é lindo, tudo funciona bem, mais quando chega a hora de colocar o projeto em prática as coisas mudam.
              Ha alguns meses atrás foi implantada a integração temporal
, já realizado a vários anos em outras capitais como: Aracaju e Fortaleza.Nessas cidades o serviço interliga todos os bairros da cidade ,uma cidade no interior da Bahia , Itabuna,no ano passado lançou o sistema de integração,foram feitas mudanças em toda a cidade, criaram-se novas linhas para atender a população.
              Já o sistema de integração de Maceió só algumas linhas  com origem no Benedito Bentes fazem parte e é feito entre uma só empresa. A Real Alagoas e a São Francisco também se isolaram fazendo uma integração entre suas linhas no terminal da Rotary e da Colina de uso exclusivo.
            As linhas do grupo BJS ( cidade de maceió, massayó e piedade ) que fazem integração no Benedito Bentes são : 
042 BENEDITO BENTES / CENTRO farol        
048 BENEDITO BENTES/ CENTRO jac. conjunto Frei Damião   
104 B. BENTES / TRAPICHE jacintinho           
217 B. BENTES / MERCADO  feitosa,Freitas Neto  
703 B. BENTES / P. VERDE            gruta           
704 B. BENTES / P. VERDE         via farol   
804 CIDADE SORRISO 1/B.BENTES                 
805 GUAXUMA/ B. BENTES                            
806 B.BENTES / COLINA pátio maceió             
807 B.BENTES / SANTOS DUMONT  via pátio maceió                     
808 CACHOEIRA DO MEIRIM /B. BENTES   
809 SELMA BANDEIRA / B. BENTES            
812 PARQUE DAS AMÉRICAS/B.BENTES    
903 B.BENTES /  EUSTÁQUIO GOMES  via Ufal,  village     


          As linhas do terminal da Rotary entre a Real Alagoas são :
013 CRUZ DAS ALMAS / CENTRO     via Rotary
024 SANATÓRIO / CENTRO   aos domingos
030 NOVO MUNDO / CENTRO           via farol
033 JOSÉ TENÓRIO / CENTRO        via Ouro Preto aos domingos
599 CRUZ DAS ALMAS / FEITOSA  corujão
608 GRUTA / IGUATEMI
700 SANATÓRIO / P. VERDE
820 INTEGRAÇÃO


          As linhas do terminal da colina entre a São Francisco são :
055 CHÃ NOVA / CENTRO      via bebedouro
057 RIO NOVO / CENTRO      via farol
064 ROSANE COLLOR / CENTRO    via bebedouro
065 ROSANE COLLOR / CENTRO   via farol
071 OSMAN LOUREIRO / CENTRO    via bebedouro
072 GAMA LINS / CENTRO via sanatório
108 CLIMA BOM / TRAPICHE    via bebedouro
711 UFAL / P. VERDE via bebedouro
715 RIO NOVO / P. VERDE  via farol
715 ROSANE COLLOR / P. VERDE 
798 FERNÃO VELHO / P. VERDE  corujão
802 COLINA / B. BENTES   shopping pátio Maceió
813 COLINA / GAMA LINS 




                Fontes : Revista SMTU Dezembro 1995- páginas 7 e 8
                  onibusalagoas.blogspot.com

segunda-feira, 30 de abril de 2012

sexta-feira, 27 de abril de 2012

ESPECIAL COMBUSTÍVEIS

         O GÁS NATURAL É A SOLUÇÃO, MAS AS INCERTEZAS ARRANHAM O PROJETO.
  
            Enquanto o governo e as empresas de gás discutiam a oficialização ao gás como combustível no país, as operadoras de ônibus que aderiram a essa alternativa viviam uma situação bastante longe do otimismo. Havia mais dúvidas que certezas, mais Prejuizos e mais força de vontade do que apoio, no inicio dos anos 80 surgiu o PLANGÁS ( plano nacional de gás ), propondo a adição do combustível em veículos coletivose de cargas.
            Logo depois surgiu o CONPET (programa nacional da racionalização do uso dos derivados do petróleo e do gás natural ), o objetivo do conpet era avaliar a possibilidade do uso de um combustível alternativo no transporte coletivo. Faltava uma política nacional que determinasse as regras, definisse os preços e viabilizasse a produção em grande escala de veículos movidos a gás natural.
            Na cidade de Natal que reunia a maior frota á gás natural do pais, com mais de 40 veiculos em operação, a primeira experiencia em 1984, quando a SANTA MATILDE , aproveitou um motor utilizado em canaviais e acoplou um kit da rodogás.O improviso penalisou a iniciativa que durou apenas 120 dias, logo após, o GRUPO ULTRA também se alçou á iniciativa, lançando kits bi-combustíveis que poderiam utilizar tanto o diesel como o gás natural.
            As vantagens do diesel a uma série de outras dificuldades inviabilizaram o projeto e logo a ultra acabou desistindo. Após o plano cruzado , o transporte urbano de Natal  foi surpreendido pelo congelamento, com tarifa muito aquém das necessidades da planilha. Com isso a renovação da frota tornou-se assunto proibido, de 1985 até o inicio de 1989, as empresas estiveram a ponto de fechar as portas.
             A única chance de que as empresas da cidade tiveram de renovar foi em 1989 , quando a Mercedes Bens ofereceu seus primeiros carros com motor 100%  gás natural
             Passada a fase experimental as empresas passaram a solucionar todos os problemas praticamente sozinhas, o aumento de voltagem de 12 para 24 ainda hoje é problemático. A válvula que libera  o gás na partida queima constantemente, isso não ocorria no carro experimental.
             Outros problemas operacionais foram as mudanças dos sistemas mecânicos para a hidráulica e no diferencial, o carro não subia as rampas mais ingrimes porque o torque não era compatível, as velas e filtros não eram adequadas ao gás. Outro item criticado foi o aumento do número de recapagens dos pneus provocado pelo peso extra de 600 kg dos cilindros de gás.
             Na empresa CIDADE DO SOL que tinha uma frota de 170 ônibus, sendo 10% movidos a gás, as queixas eram muito parecidas, na empresa de transportes GUANABARA cuja frota era de 191 ônibus, 15 eram movidos a gás. A decisão era de não comprar mais ônibus do tipo enquanto não houve-se definições, a verdade é , as empresas estavam fartas de esperar por decisões que não vinham.
             Primeiro, a Petrobrás ofereceu o gás sem ônus algum, depois atrelou seu preço ao diesel e até então não sabiam como iam ficar. Na capital Pernambucana, Recife, onde a experiencia do gás Natural acabava de chegado, haviam 15 ônibus operando e se pretendia chegar a 100 até 1992.Porém não se pretendia converter toda a frota, porque o programa não trouxe confiança, a METROPOLITANA tinha uma frota de 213 veículos, dos quais 3 eram 0371U da Mercedes Benz eram a gás.
              O posto construído pela Petrobrás abastecia até 35 ônibus, mas como o serviço era prestado a todas as empresas, á noite o espaço de 600 metros era ridículo,o abastecimento durava cerca de 4 horas, com uma média de 25 minutos para cada carro, na empresa SÃO PAULO o engenheiro e diretor apontava as dificuldades na  infra-estrutura na abastecimento.O rendimento do carro estava em 25% abaixo do projeto original, deveria render 2,5 km por metros cúbicos mas nã0 passava de 2,0 km.
              A autonomia dos 6 cilindros (140 metros cúbicos) também é baixo, pois na SÃO PAULO cada veículo percorre 300 kms/dia, havendo um défice de 40 km no carro a gás, para completar a operação diária.Os pneus dianteiros que antes chegavam a 16 mil kms não chegavam a 10 mil kms, já nas empresas CAXANGÁ e NÁPOLES a experiencia surtiu efeitos diferentes.
              A Caxangá esperava receber 9 ônibus convertidos, uma vivência diferente foi a da empresa  REGINAS, no Rio de Janeiro, a empresa topou aderir ao programa do gás, motivada pela Ipiranga que converteu 8 carros ( 10% da frota da empresa ).A ideia era de que a empresa converteria pelo menos 100 carros.
               A Mercedes Benz já tem em seu projeto a terceira geração de chassi pesado para ser operado no transporte urbano, equipado com motor M 366 LAG  de 231 CAVALOS,o veiculo utiliza geralmente ingeção eletrônica, com autonomia entre 270 e 360 kms, em 10 anos ( 1993 a 2003 ), a Mercedes Benz exportou 720 unidades para a Alemanha.
              Recentemente a Ivenco fechou contrato para fornecimento de 400 ônibus a gás para Roma.




FONTES :
Revista Technibus-Agosto 1991-Páginas 19 e 21; 
Revista Transporte Mundial-catálogo de ônibus 2005-Páginas 10 e 11.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

COMUNIDADE VOLTA A TER LINHA DE ÔNIBUS

  A Comunidade da Aldeia do Índio no bairro do jacintinho, volta  a ter uma linha de ônibus, depois de alguns anos os moradores voltam a contar com uma opção de transporte para se locomover para o centro, A comunidade era atendida por uma linha própria a 215 ALDEIA DO ÍNDIO / MERCADO,a empresa Real Alagoas recebeu a linha da extinta Jangadeiros.
  Depois de alguns anos de operação a empresa resolveu retirar o ônibus e acabar com a linha, alegando que estava tendo prejuizo com a baixa demanda de passageiros. com o passar do tempo foi criado a integração, o que também,não ficou por muito tempo, a população ficou a pé e indo para as ruas do bairro.
  Para conseguir pegar um ônibus, a comunidade tinha que se dirigir ás ruas principais como; Pastor Eurico calheiros, Gustavo Paiva ou Juca sampaio. Apartir do dia 01/12/2011. A smtt autorizou o prolongamento da linha 022- são jorge-centro da real alagoas, o ônibus vem do são jorge e entra na comunidade,faz o retorno e  segui pro centro.
    Ao vim do centroele faz o mesmo percurso e vai para o São Jorge, a comunidade também tem carencia para outros destinos com; mercado,praias, shopping Pátio , shopping Iguatemi; tabuleiro, trapiche,  e litoral norte.
  No dia 15/12/11 o serviço foi suspenso por obras na rua Amaro Feitosa, uma das entradas da comunidade, o que impossibilitou a entrada dos ônibus, No dia 20/01/2012 a via foi liberada e o ônibus voltou a circular, como aqui é tudo complicado não se sabe até quando a comunidade terá esse serviço e se será de boa qualidade.
          

sexta-feira, 16 de março de 2012

O PLANO PACTO

            PLANO DE AUMENTO DA CAPACIDADE DE TRANSPORTE POR ÔNIBUS
Em quase 20 anos de sestruturação e regulamentação, o principal projeto para mudar o sistema de transportes urbanos de Maceió priorizou o automóvel particular em detrimento do transporte coletivo. O plano PACTO, apezar de trazer razoável agilidade e menos tempo na viagem, tirou do usuário a possibilidade de se deslocar a várias partes do centro da cidade, sem ter uma integração séria e confiável.
         Os ônibus se espremiam no comércio enquanto o anel viário fica a disposição do carro particular, essa alternativa técnica exprime duas questões básicas:
      1 )  a dificuldade de se emcontrar soluções adequadas para o centro;
      2 )  a cultura discriminatória em relação ao transporte coletivo,uma vez que os planos de circulação refletem exatamente a prioridade ao automóvel, apesar de sua baixa capacidade de transporte.
         Essas questões escondem um pano de fundopolítico: o trabalho em cima de medidas de impacto,mesmo que paleativas; e a inversão de políticas públicas que não conseguem enxergar o transporte como elemento indispensável ao seu funcionamento. Não havia uma política capaz de trazer investimentos ao sistema , um programa  efetivo de renovação de frota , a herança passada se apresentava como "  o caminho do caos " , faltava um projeto definitivo sem paleativos, uma alternativa duradoura.
         O projeto ja existia, mas era nescesário antes de tudo vencer os desafios do cotidiano, super lotação , corujões e integração. Maceió tem um dos mais complexos viários do pais, um trânsito complicado, sem escoaamento, sem corredores exclusivos para o tranporte coletivo, resultado;a menor velocidade do pais.
          Para garantir justiça aos usuários que moram mais distante do centro e ás empresas que só operavamcom linhas longas e deficitárias, implantou-se a tarifa única com camara de compensação. Fazendo com que as linhas menos rentáveis também podessem te rum serviço eficiente, todo esse processo de planejamento e controle culminaria com o sistema integrado.
          Quando fosse concluido o maceionse teria as mesma oportunidades que hoje tem os usuários de Aracajú, Fortaleza, Curitiba e entre outras cidades. A primeira etapa do plano pacto foi colocar todos os ônibus que vinham  da região norte ( farol- tabuleiro ) na rua do comércio.
          A segunda etapa foi colocar os ônibus que vinham de ; Bebedouro, Châ da jaqueira, Clima bom e Colina, com destino ao mercado , na rua José bonifácio, ao lado do palácio do governo, tirando da rua das árvores.
          A terceira etapa foi implantar os retornos dos ônibus que vinham do ; Jacintinho ,Jatiuca , Ponta Verde, Benedito Bentes , Eustáquio Gomes , Cruz das almas, Jacarecica e Village na praça Sinimbu e rua Libertadores Alagoanos, esses ônibus foram retirados da praça Deodoro e praça dos Palmares.
           Também nesta etapa foi implantados na praça do Pirulito, o retorno para os ônibus que vinham do ; Trapiche, Ponta Grossa, Vergel, Joaquim Leão e Pontal. As linhas inter bairros continuaram no trajeto normal, como apoio á essas mudanças foi criada uma linha Integração grátis, o itinerário era o seguinte:
       * praça dos Martírios, rua Melo Moraes, rua Barão de alagoas, rua Francisco de Menezes (ceasa ), rua Fernandes de Barros, Avenida Moreira Lima, rua 16 de setembro, rua Miguel Omena, rua Silvestre Péricles, parque Rodolfo Lins ( praça do Pirulito ), rua Santos Pacheco, Praça da Independência, rua Barão de Penado, rua Barão de Anadia (estação ferroviária ), Avenida Duque de Caxias, Praça Sinimbu, rua do Imperador, rua João Pessoa e Praça dos Martírios.
      OS PONTOS ERAM ;
     Praça dos Martírios, Antiga Ceasa, Antigo Cine Ideal, Praça do Pirulito, Praça de São Vicente, Estação Ferroviária, Praça Sinimbu, rua João Pessoa - ao lado do Banco do Brasil e Igreja do Rosário.


       Algum tempo depois tudo voltou ao que era antes.