A GUANABARA SE DESPEDE DE UM ÍCONE DA SUA FROTA .
Por Fortalbus
A geração 6, ou simplesmente G6, firmou a carroçadora Marcopolo como veículo padrão na Expresso Guanabara, permanecendo até hoje com os atuais Geração 7.
Primeiros G6 0-400 RSD 14 Metros |
A Guanabara foi a primeira empresa do Ceará a recebê-los, quando no ano 2000, renovou sua frota com 30 unidades G6 encarroçados sobre o consagrado chassi O-400RSD. Desde então, foram cerca de 470 unidades G6 incorporadas até o ano de 2008, todos encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz O-400 e O-500.
Leito do ano de 2000 com diferencial dos vidros colados e retrovisores alongados |
Durante anos, a Marcopolo desenvolveu um projeto ousado com a missão de dar continuidade à geração já consagrada no mercado e avançar em design, conforto e segurança. Foram redesenhados um milhão e quinhentos mil itens gerados por 185 modelos de carrocerias e 158 modelos de chassis. Para se ter uma idéia da dimensão deste número, um automóvel de luxo tem em média quarenta mil itens.
O Paradiso 1200 foi o modelo adotado pela Expresso Guanabara, veículo que trazia novas linhas externas e internas, com inovação no sistema de sinalização aos espelhos retrovisores, além de novos componentes tecnológicos no painel de comandos Multiplex, com funções digitais ao alcance do motorista.
Primeiros G6 0-400 RSE 4x2 em 2003 |
Além disso, trazia maior altura interna, poltronas redesenhadas, grande área envidraçada, luzes de leitura direcionáveis, bagageiro mais amplo e lavatórios com eliminação total de odor, além de novas poltronas com padrões inovadores de tecidos e revestimentos.
O lançamento da Geração 6 apresentou importantes diferenciais. Além dos inúmeros aspectos da inovação do produto, sua estratégia foi baseada em ações de comunicação e marketing com investimentos de mais de R$ 2 milhões. Durante 50 dias, foram realizados sete eventos nacionais e três internacionais para a apresentação dos veículos.
Duas equipes da empresa, compostas por técnicos, engenheiros, profissionais de vendas e marketing, percorreram mais de 13 mil quilômetros com os ônibus G6 visitando cerca de 1.000 clientes. Já a campanha publicitária teve como foco 12 revistas especializadas, 15 cadernos automotivos de jornais diários, centenas de pontos de outdoors, além de mídia nas principais revistas semanais e quinzenais.
Um dos G6 Trucados de 2005 |
Se nos primeiros anos a Expresso Guanabara optou pelo G6 na versão 6x2 de 14 metros, a partir de 2003 muda o padrão da frota para veículos 4x2. Os únicos G6 trucados foram adquiridos em 2005, um total de 08 unidades.
Em 2008, ultimo ano que a Guanabara trouxe o Paradiso G6, foram incorporadas 60 unidades Mercedes-Benz O-500RS, distribuídos nas classes Galant, Genesis e Glamour. Hoje, a frota da Expresso Guanabara é padronizada com o mesmo Paradiso 1200, porém, sendo da atual Geração 7 Marcopolo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário