quarta-feira, 5 de novembro de 2014

AS 10 CIDADES ONDE SE PERDE MAIS TEMPO NO TRÂNSITO.

AS 10 CIDADE ONDE MAIS PESSOAS PERDEM AO MENOS UMA HORA NO TRÂNSITO.

RIO DE JANEIRO 

Márcia Foletto / Agência O GLOBO

Esqueça as imagens dos longos engarrafamentos de São Paulo: a situação é pior no Rio. A cidade lidera tanto no percentual de pessoas que passam mais de uma hora no trecho casa-trabalho – 28,1% –, como no tempo médio gasto por deslocamento, 49 minutos.


SÃO PAULO

Michel Filho / Agência O GLOBO

Na maior cidade do país, uma em cada quatro pessoas (24,3%) passa mais de uma hora no trajeto casa-trabalho. Na média, cada paulistano perde 45,6 minutos nesse deslocamento ou do trabalho para casa. 

SALVADOR

Fernando Amorim / Agência O GLOBO

Na capital baiana, 18,7% das pessoas perdem mais de uma hora no trânsito para chegar ao trabalho. No tempo gasto em transporte, a cidade fica em quarto lugar, com desperdício médio de 39 minutos por deslocamento.


RECIFE /PE

Hans Von Manteuffel / Agência O GLOBO

Um em cada seis recifenses (16,5%) perde mais de uma hora por no trânsito para ir de casa até o trabalho, ficando na quarta posição deste ranking. Na análise de tempo desperdiçado no trânsito, a capital pernambucana fica em terceiro lugar, com gasto médio per capita de 39,9 minutos por deslocamento.

BELO HORIZONTE  / MG

Jackson Romanelli / Jackson Romanelli / infinito

O levantamento aponta que 15,8% dos mineiros perdem mais de uma hora no trânsito da capital para ir ou voltar do trabalho. Na média, cada pessoa fica 37 minutos em cada um desses deslocamentos, o sexto pior resultado entre as grandes cidades do Brasil.

BRASÍLIA / DF

André Coelho / Agência O GLOBO

Apesar de planejada e pensada para ser a capital do país, 13,4% das pessoas que moram em Brasília perdem mais de uma hora no trânsito para se deslocar até o trabalho. O levantamento indica ainda que cada morador do DF perde 37,8 minutos no deslocamento casa-trabalho ou vice-versa, ocupando a quinta pior posição nacional.

BELÉM / PA

Adolfo Lemos / Agência O GLOBO

Na capital do Pará, 13,4% das pessoas perdem mais de uma hora por dia no trânsito para chegar ao trabalho, empatando com Brasília. Mas o tempo médio de deslocamento diário casa-trabalho na cidade é de 36,3 minutos, sétima posição deste levantamento.

CURITIBA / PR

Joel Rocha / SMCS

Mesmo sendo um modelo de transporte público no país, um em cada dez curitibanos (11,4%) fica mais de uma hora no trânsito para ir de casa até o trabalho. Na média, cada pessoa perde 33,2 minutos nesse deslocamento ou no retorno para o lar.

FORTALEZA / CE 

Marília Camilo / Agência O GLOBO

Quase 10% (9,7%) dos moradores da cidade perdem mais de uma hora no trânsito para chegar ao local de trabalho. Na capital cearense, a média indica que cada pessoa perde 31,6 minutos no deslocamento casa-trabalho ou trabalho-casa.

PORTO ALEGRE / RS

Tadeu vílani / Agência RBS

A capital do Rio Grande do Sul é a que apresenta, entre as grandes cidades brasileiras, o menor percentual de pessoas que leva mais de uma hora no trânsito até o local de trabalho: 7,8%. E é na cidade que também está o menor tempo médio nesse deslocamento: 30,7 minutos.


FONTE  :  AGÊNCIA O GLOBO

Nenhum comentário: