AS 10 CIDADE ONDE MAIS PESSOAS PERDEM AO MENOS UMA HORA NO TRÂNSITO.
RIO DE JANEIRO
Márcia Foletto / Agência O GLOBO |
Esqueça as imagens dos longos engarrafamentos de São Paulo: a situação é pior no Rio. A cidade lidera tanto no percentual de pessoas que passam mais de uma hora no trecho casa-trabalho – 28,1% –, como no tempo médio gasto por deslocamento, 49 minutos.
SÃO PAULO
Michel Filho / Agência O GLOBO |
Na maior cidade do país, uma em cada quatro pessoas (24,3%) passa mais de uma hora no trajeto casa-trabalho. Na média, cada paulistano perde 45,6 minutos nesse deslocamento ou do trabalho para casa.
SALVADOR
Fernando Amorim / Agência O GLOBO |
Na capital baiana, 18,7% das pessoas perdem mais de uma hora no trânsito para chegar ao trabalho. No tempo gasto em transporte, a cidade fica em quarto lugar, com desperdício médio de 39 minutos por deslocamento.
RECIFE /PE
Hans Von Manteuffel / Agência O GLOBO |
Um em cada seis recifenses (16,5%) perde mais de uma hora por no trânsito para ir de casa até o trabalho, ficando na quarta posição deste ranking. Na análise de tempo desperdiçado no trânsito, a capital pernambucana fica em terceiro lugar, com gasto médio per capita de 39,9 minutos por deslocamento.
BELO HORIZONTE / MG
Jackson Romanelli / Jackson Romanelli / infinito |
O levantamento aponta que 15,8% dos mineiros perdem mais de uma hora no trânsito da capital para ir ou voltar do trabalho. Na média, cada pessoa fica 37 minutos em cada um desses deslocamentos, o sexto pior resultado entre as grandes cidades do Brasil.
BRASÍLIA / DF
André Coelho / Agência O GLOBO |
Apesar de planejada e pensada para ser a capital do país, 13,4% das pessoas que moram em Brasília perdem mais de uma hora no trânsito para se deslocar até o trabalho. O levantamento indica ainda que cada morador do DF perde 37,8 minutos no deslocamento casa-trabalho ou vice-versa, ocupando a quinta pior posição nacional.
BELÉM / PA
Adolfo Lemos / Agência O GLOBO |
Na capital do Pará, 13,4% das pessoas perdem mais de uma hora por dia no trânsito para chegar ao trabalho, empatando com Brasília. Mas o tempo médio de deslocamento diário casa-trabalho na cidade é de 36,3 minutos, sétima posição deste levantamento.
CURITIBA / PR
Joel Rocha / SMCS |
Mesmo sendo um modelo de transporte público no país, um em cada dez curitibanos (11,4%) fica mais de uma hora no trânsito para ir de casa até o trabalho. Na média, cada pessoa perde 33,2 minutos nesse deslocamento ou no retorno para o lar.
FORTALEZA / CE
Marília Camilo / Agência O GLOBO |
Quase 10% (9,7%) dos moradores da cidade perdem mais de uma hora no trânsito para chegar ao local de trabalho. Na capital cearense, a média indica que cada pessoa perde 31,6 minutos no deslocamento casa-trabalho ou trabalho-casa.
PORTO ALEGRE / RS
Tadeu vílani / Agência RBS |
A capital do Rio Grande do Sul é a que apresenta, entre as grandes cidades brasileiras, o menor percentual de pessoas que leva mais de uma hora no trânsito até o local de trabalho: 7,8%. E é na cidade que também está o menor tempo médio nesse deslocamento: 30,7 minutos.
FONTE : AGÊNCIA O GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário