domingo, 30 de novembro de 2014

EM CAMPINA GRANDE CORREDOR PODE DESATIVAR ESTACIONAMENTOS.

CORREDOR PARA ÔNIBUS PODE DESATIVAR ESTACIONAMENTOS EM CAMPINA GRANDE.

Fonte : Jornal da Paraíba
Matéria / Texto : Givaldo Cavalcanti
Foto : Divulgação

Os corredores exclusivos para o transporte coletivo são uma das saídas para melhorar o fluxo de veículos em Campina Grande e devem fazer parte do plano de mobilidade do município, que deverá ser finalizado em abril de 2015. Contudo, a execução dessa proposta pode provocar polêmica entre os condutores, já que para a implantação dessa alternativa alguns estacionamentos públicos da cidade precisariam ser desativados para que as vias exclusivas sejam instaladas e entrem em funcionamento.


Quem explicou essa proposta foi Valéria Ramos, engenheira e membro da comissão de elaboração do plano de mobilidade, que foi discutido no auditório do Ipsem, quando foi realizada uma audiência pública para debater o tema. Segundo ela, uma das medidas em curto prazo necessária para melhorar a mobilidade do município seria a instalação desses corredores exclusivos, que mesmo retirando os estacionamentos públicos, melhorariam o deslocamento de veículos na cidade.
 
A prioridade que temos que estudar para esse plano de mobilidade é o transporte coletivo. Precisamos tirar os obstáculos e proporcionar um descolamento mais rápido, com mais qualidade.
 
Com a prioridade do transporte coletivo, a proposta que está sendo debatida é implantar esses corredores em trechos das avenidas Floriano Peixoto e na Juscelino Kubitschek, Almirante Barroso, Getúlio Vargas e Aprígio Veloso, que deixarão de ter estacionamentos nas laterais das vias, o que facilitará o fluxo desses veículos, explicou Valéria Barros.
 
Caso essa proposta seja confirmada no plano de mobilidade de Campina Grande, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP), ficará encarregada de implantar a sinalização nos locais, indicando a proibição do estacionamento, para que o local seja usado exclusivamente para os transportes coletivos. De acordo com José Marques, superintendente da STTP, além dessa medida, existem outras que deverão surgir seguindo a seguinte prioridade: ônibus, ciclovias, acessibilidade, pedestre, e transporte privado.
 
Temos que valorizar e fortalecer o transporte coletivo, que pode levar muito mais pessoas, além de apresentar alternativas para o deslocamento de bicicletas, de pessoas com deficiência, pedestres e por último dos carros próprios. Se nós podemos com um ônibus transportar 50 pessoas, porque preferir ter 50 carros particulares na rua transportando apenas uma pessoa? Com o transporte coletivo de qualidade nós podemos ter mais qualidade de vida, menos tráfego e melhores condições de locomoção na cidade, argumentou José Marques.

O prefeito em exercício de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho, participou da audiência pública e disse que a proposta do município é investir em um plano de mobilidade que ofereça segurança, conforto, seja barato e rápido. Com essas atribuições, eu tenho certeza que nossa cidade irá crescer de forma mais ordenada. Estamos desenvolvendo um plano para a área central da cidade, mas também para as de grande concentração de pessoas, como a do Complexo Aluísio Campos. Com esse planejamento, faremos nossa cidade avançar mais, disse o prefeito em exercício.


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