domingo, 14 de dezembro de 2014

BA : A VOLTA DA VIBEMSA NO CONSÓRCIO SALVADOR NORTE.



A VIAÇÃO BEIRA MAR S/A , CONHECIDA PELO NOME DE FANTASIA VIBEMSA , FOI UMA DAS MAIORES EMPRESAS DE TRANSPORTE DE SALVADOR.

A Viação Beira-Mar S/A, conhecida pelo nome fantasia de Vibemsa, foi uma das maiores empresas de transportes de Salvador, nasceu em 1963, reunindo um grupo de imigrantes espanhóis vindos da Galícia que como sócios inauguraram a Viação Beira Mar. A modesta empresa cresceu em alicerces bem construídos e chegou ao ano de sua cisão com uma frota de 530 ônibus e mais de 3.500 colaboradores, transportando milhões de passageiros e saindo na frente em novos serviços como os Executivos.


Em 1991 o prefeito Fernando José estabeleceu o limite máximo de 250 ônibus por empresa, desta forma a Vibemsa foi dividida entre os sócios, dando origem a quatro empresas independentes: Viação Rio Vermelho, Transportes Verdemar, Transportes Ondina e BTU. A Vibemsa chegou a ser a maior empresa de ônibus do país com razão social única. Tinha uma frota de 550 veículos.


Como estava previsto no edital de licitação, todas as empresas operantes em Salvador, deveriam se juntar na formação de três consórcios responsáveis por operar nas linhas das bacias A (Subúrbio), B (Miolo), e C (Orla/Centro) e 23 anos depois do processo de cisão da VIBEMSA,  as empresas ONDINA, VERDEMAR, BTU e VIAÇÃO RIO VERMELHO se unem novamente na formação do Consórcio Salvador Norte Transportes, empresa responsável por operar em todas as linhas da bacia C da cidade.


Com toda rapidez, o consórcio já agilizou o processo de renovação na frota, que visa a diminuição na idade média dos ônibus para 3,5 anos com a substituição dos veículos mais antigos e sem as adaptações necessárias para operações dentro do novo modal de transporte, e muito possivelmente as operações serão inciadas em Janeiro de 2015.


Idealização: Samuel Luan
Fotos:Luiz Lima (Pesquisas na Transalvador)/ Samuel Luan / Victor Schanuel
Fonte  : salvadorbusguias.blogspot.com.br


OBS.: Essa matéria foi feita com dados coletados no micro-blog URBAIANOS, e no site WIKIPEDIA.

Nenhum comentário: