segunda-feira, 26 de junho de 2017

Singapura apresenta um novo conceito de ônibus de Dois Andares.

RENATO LOBO

Tornar o transporte por ônibus mais atrativo é cumprir algumas etapas, como veículos mais aconchegantes, e rotas melhores operadas.
Recentemente a montadora Man apresentou o novo modelo A-95, pertencente à família Lion’s City da marca alemã, adquiridos para o sistema de Singapura, gerenciada pela Land Transport Authority – LTA.
Outras montadoras também apresentaram seus protótipos, como a Volvo e a Alexander Dennis, esta ultima com o modelo Enviro500. Possuem piso baixo, motor traseiro, 6 cilindros com 324cv ou 365cv, Euro V. A caixa de câmbio é ZF EcoLife, automática, de 6 velocidades. O que chama a atenção nas carrocerias é o design.
A LTA gerencia diversos meios de transportes, incluindo o ferroviário e o rodoviário. No caso dos ônibus, tem um papel de planejar linhas e projetos de vias exclusivas, pensando no transporte sobre pneus como rede.
A empresa também implementou maneira de introduzir maior confiabilidade nos intervalos. Em 2015, as partidas nas linhas foram reduzidas para 10 minutos ou menos durante o pico em dia útil. O sistema alimentador apresenta índice de 95% de partidas cumpridas.
Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano

Nenhum comentário: