quinta-feira, 4 de abril de 2013

AP : MACAPÁ TERÁ 100% DOS ÔNIBUS ADAPTADOS

      MACAPÁ TERÁ 100%
DOS ÔNIBUS ADAPTADOS
ATÉ    2014
    Por : Renivaldo Costa- Ascom Setap

   O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá ( Setap ) estima para 2014 que 100% da frota  urbana e intermunicipais sejam de veículos com acessibilidade para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida, obesos e idosos.
   A cada renovação da frota, veículos adaptados são incorporados ao sistema, democratizando o acesso das pessoas com necessidades especiais ao transporte público. Atualmente, 186 veículos compõem a frota de ônibus, sendo 147 a frota operante. Em 2008, existiam apenas dois ônibus adaptados com elevadores, hoje são 99, o que representa 67% da frota.
      Há empresas, como a Amazontur, em que todos os veículos já são adaptados, a Sião tur, deve também chegar nesta marca em 2013. Entre 2009 e 2012 foram incorporado a frota 54 ônibus novos, todos com acessíbilidade, um investimento de mais de R$ 13 Milhões, hoje a vida Útil do ônibus de Macapá é de 4.3 anos, bem a baixo da média Nacional.

      Aliado a compra dos veículos, o Setap , fez investimentos da ordem de 2 Milhões par implantar um dos mais modernos sistema de bilhetagem. Isso possibilitou, que em Janeiro de 2011 fosse iniciado o processo de integração das linhas , hoje são mais de 15 Linhas que podem integrar-se a outras 40. 
     O presidente do Setap , Décio melo, anunciou que  20 novos ônibus já foram adquiridos, já chegaram e aguardam para serem implantados no sistema nos próximos dias numa solenidade que terá a presença do prefeito Clécio Luis. 

  Fonte e Foto :

Nenhum comentário: