Criação típica Brasileira, é estranho que tão poucas cidades do país, da para contar nos dedos da mão, tenham aderido ao BRT, o chamado Bus Rapid Transit, uma solução do Transporte público inventada em Curitiba há quase 40 anos.
BRT CURITIBA / PR |
Quando criou o BRT, em 1974, o então prefeito, o arquiteto Jaime Lerner provavelmente não imaginava que, décadas depois, 130 cidades do mundo estariam utilizando o sistema. Ou uma variação muito próxima dele, segundo a associação Nacional das empresas de transportes Urbanos (NTU).
BRT RIO DE JANEIRO / RJ |
De maneira sintetizada, o BRT tenta colocar na superfície o que o metrô faz abaixo dele: Regularidade, Rapidez e conforto. Para isso exige - em um plano ideal - faixas segregadas dos carros; paradas de ônibus que são como estações; com pagamento antecipado; pelo menos duas faixas que permita ultrapassagens entre ônibus; e coletivos articulados, que chegam a transportar até 270 pessoas com controle mais restrito dos horários.
BRT SÃO PAULO / SP |
Embora com capacidade pouco inferior ao metrô, são tidos também como transporte coletivo de massa.O resultado é que seja, em São Paulo, no Rio de Janeiro ou Goiânia ( onde são limitados, mais exitem), os BRTs são muito melhor avaliados que os ônibus convencionais - tidos muitas vezes como um transporte sucateado, lento e desconfortável- e chegam a rivalizar com o metrô onde este existe.
Veja as imagens para conhecer as cidades Brasileiras que acordaram, antes das outras, para o papel do BRT na mobilidade Urbana, embora a participação seja pequena. 38 anos após ser inventado, com uma copa e Olimpíadas batendo ás portas, o Brasil come para recuperar o tempo perdido.
Das 12 cidades do mundial de 2014, 9 estão com projetos ou obras engatilhadas, segundo a NTU.
Fonte _________:
Exame
Foto __________:
BRT GOIANIA / GO |
Das 12 cidades do mundial de 2014, 9 estão com projetos ou obras engatilhadas, segundo a NTU.
Fonte _________:
Exame
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