domingo, 28 de abril de 2013

FORTALEZA X BELÉM : O INICIO DE TUDO

FORTALBUS.COM APRESENTA SÉRIE DE REPORTAGEM, COM RELATOS DE UM PASSAGEIRO QUE TOPOU ENCARAR ESSA GRANDE VIAGEM.
         Em 1976, a linha interestadual Fortaleza-Belém começou a ser

 explorada pelas empresas cearenses Ipu-Brasília, de propriedade de
 
José Carlos Sobrinho, e Expresso Timbira, que tinha como dirigente

 Miguel de Azevedo.

         Antes disso, em 1975, a Expresso Timbira e a Ipu Brasília venceram 

a concorrência aberta em âmbito nacional, pelo Departamento Nacional 

de Estradas de Rodagem (DNER), órgão regulador na época, para a

 concessão da linha rodoviária Fortaleza-Belém-Fortaleza. A vitória teve

 maiores méritos e obteve maior repercussão, inclusive em outros 

Estados, pelo fato de terem participado ao lado da Ipu Brasília e 

Expresso Timbira, mais seis empresas do maior gabarito e expressão 

nacional, fato que colocou as duas empresas cearenses entre as mais 

modernas e bem aparelhadas do país.

   A estrada que liga Fortaleza à Belém tem 1611 quilômetros de extensão.

O superintendente da Expresso Timbira, Sr. Miguel Azevedo, adiantou 

que sua empresa colocou para iniciar na linha seis ônibus, em duas 

viagens diárias, tipo semi-leito, não sabendo nem sequer o preço da 

passagem que seria cobrado. O tempo gasto numa viagem Teresina-

Belém era na época, aproximadamente o mesmo percurso Fortaleza-

Teresina, ou seja, de 11 a 12 horas, informou.

          No inicio das operações, os ônibus da linha Fortaleza-Belém não

 eram equipados com aparelhos sanitários, na época era proibidos pelo 

Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Mas, as empresas de 

ônibus vencedoras tinham que construir terminais e pontos de paradas na

 extensão da linha, para atendimento dos usuários.

Fortaleza x Belém com Mercedes-Benz

       As duas empresas genuinamente cearenses, que iniciaram a 

condução dos passageiros na linha Fortaleza-Belém, utilizaram os 

modernos e confortáveis monoblocos O-355 da Mercedez-Benz, modelo

 exportação, adquiridos na Aguanambi Diesel. "Sob os auspícios 'da sua 

boa estrela em qualquer entrada', a Expresso Timbira e a Ipu Brasília 

estarão conduzindo passageiros entre Fortaleza e Belém", anunciava a

 revendedora Mercedes-Benz.


      Para a garantia de total desempenho dos ônibus das duas empresas

locais em suas operações na linha Fortaleza-Belém, a assistência técnica,

em seus mínimos detalhes, ficou a cargo da Aguanambi Diesel (atual 

Ceará Diesel), e sua experimentada equipe técnica. Os cuidados de 

conservação e assistência incluía também a reposição de peças 

genuínas, com revisões permanentes das rodonaves cearenses após 

cada viagem de ida e volta a capital paraense. 



Fonte de pesquisa: Banco de Dados Cepimar

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