sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

UM PASSO NO PASSADO : VEGA 35406 E 35409.

A VEGA TRANSPORTES TORNOU-SE AO LONGO DE TRAZE ANOS DE EXISTÊNCIA NUMA DAS MAIS CONCEITUADAS EMPRESAS DA CAPITAL CEARENSE.

Por Fortalbus

A maior empresa de ônibus urbano de Fortaleza é originária de um tradicional grupo do ramo de transportes de passageiros do Ceará. 
A Vega Transportes tornou-se ao longo de treze anos de existência numa das mais conceituadas empresas da capital cearense. Quando começou a operar em fevereiro de 2002, seus ônibus atuavam em apenas 10 linhas, abrangendo apenas uma região da grande Messejana, e atualmente opera 47 linhas atendendo a toda Fortaleza, distribuídas entre os Consórcio Antônio Bezerra e Consórcio Messejana. 

A Vega Transporte Urbano é uma empresa que preza pela qualidade de seu serviço e satisfação de seus funcionários e passageiros. Isso tem feito da empresa uma referência em excelência e inovação no transporte cearense.

A Vega opera através de duas garagens, uma localiza-se na Jacarecanga e a outra no bairro Messejana. A garagem central está inserida em uma área de 28000m² sendo 7116m² de área construída. A garagem da Messejana, com 13000m² e 1300m² área construída, é caracterizada como um ponto de apoio. 


Hoje ela é a maior empresa do Sistema de Transporte de Fortaleza, atendendo aproximadamente 21% das linhas da cidade, realizando 13% das viagens do sistema, transportando aproximadamente 14% dos passageiros com uma frota de mais de 290 veículos, aproximadamente 13% da frota do sistema. A Vega expandiu suas operações para fora do Ceará e também possui uma filial em Manaus na qual opera na capital amazonense com 107 veículos.


(2004) Vega 35406 e 35409 - Caio Apache Vip I e Mercedes-Benz OF-1417


Em sua frota urbana comprada em 2004, a Vega com o modelo Caio Apache Vip passou a operar com um total de 15 unidades na combinação Apache Vip I e Mercedes-Benz OF-1417, com prefixos que seguiam do 401 ao 415.


O Apache Vip fez bastante sucesso nos grandes centros urbano, inclusive na capital cearense, onde empresas do segmento urbano incorporaram o robusto modelo em suas frotas. Estes veículos foram adquiridos pela extinta Rota Sol, empresa essa que surgiu da recente cisão da Autoviária São Vicente de Paulo, na qual trouxe os veículos com essa pintura especial diante da premiação recebida pela melhoria do ar.



(2014) Vega 35406 e 35409Neobus Mega Plus/Volksbus 17.230 OD


Em 2014, após o lançamento do Mega Plus, a Vega adiquiriu 17 unidades na versão de chassi Volksbus 17.230 OD Euro 5, o veículo da Neobus é inovador, por conta de seus detalhes como na frente do veículo, o conjunto de faróis passou a contar com piscas e luzes diurnas em leds, mantendo os faróis circulares. O para-choque ganhou novas grades horizontais e a grade do capô passou a ter aberturas maiores.


O itinerário frontal está mais estreito e curvo, onde as luzes de iluminação ficam fora do conjunto. Sua nova traseira lembra um pouco a versão BRT produzido pela carroçadora, onde as linhas proporcionam um aspecto aerodinâmico. O conjunto de lanternas possui fundo refletivo vermelho contendo luzes de freio e piscas verticais, além da luz de ré em formato circular, todos eles contendo leds.


FONTE  : Fortalbus.com.br
FOTOS  : Fortalbus.com / Wallace Mateus


Nenhum comentário: