domingo, 25 de outubro de 2015

PIRANGY E CIDADE DO SOL JÁ FIZERAM PARTE DA FROTA DE NATAL.

EXTINTAS, PIRANGY E CIDADE DO SOL JÁ FIZERAM PARTE DA FROTA URBANA DE NATAL.


Pesquisa e acervo: Thiago Martins Thiago Morais Bezerra RN Ônibus Clube


De 1995 até hoje, 20 anos para ser mais preciso, o sistema de Natal pouco evoluiu. Os problemas estruturantes e a tarifa aumentaram, mas não ganhamos praticamente nada referente a grandes melhorias do nosso sistema de transporte. Um grande diferencial era, sem dúvida, a presença de outras empresas atuando em Natal, como a Pirangy e a Cidade do Sol, que destacamos hoje.


Ambas foram compradas pelo mesmo grupo empresarial, que ainda atua no nosso sistema, sendo responsável pela Santa Maria (que foi a Cidade do Sol) e Reunidas (que foi a Pirangy).



Com pinturas marcantes, as empresas estão na mente de muitos especialistas, estudiosos e usuários do sistema de transporte Natal.



A Pirangy foi criada no final dos anos 80, após uma divisão societária da empresa Guanabara. Inicialmente, a empresa operou linhas que eram da Guanabara, com terminais na zona norte (bairros Soledade e Santarém, onde a Reunidas atua até hoje). Em 1998, conseguiu também uma “fatia” da empresa TransFlor (ViaSul) e passou a operar diversas linhas da zona sul e leste (nos conjuntos Ponta Negra e Praia do Meio).




Na ocasião da foto, que data o final dos anos 90, em um dos tantos engarrafamentos na Ponte de Igapó (que também ainda existem até os dias atuais), o Torino GV operava a linha recém-criada 09A – SANTARÉM/PETRÓPOLIS, que foi uma extensão da linha 09 – SANTARÉM/ROCAS. Posteriormente, a linha 09A ganhou o prefixo 78. Em 2001, após a venda para a Reunidas, a linha 09 foi extinta, restando apenas a linha 78, que atualmente opera compartilhada com a Guanabara, tendo se tornando 17/78.


Já a Cidade do Sol ostentava um Ciferal Padron Rio montado sob chassi Volvo. A empresa era cliente fiel da Volvo, sempre fazendo grandes renovações, entre eles o nosso primeiro articulado, comprado no mesmo lote do veículo da imagem. Na ocasião da foto, o carro operava a linha 44 – Cidade Satélite/Ribeira, via Alecrim. A linha permanece sendo operada pela Santa Maria.


Fonte: RN Ônibus Clube 
busaodenatal.com


Um comentário:

Busão de Natal disse...

Agora o link do Busão de Natal é www.busaodenatal.com sem o .BR