sexta-feira, 28 de junho de 2013

AS JARDINEIRAS NO LITORAL CEARENSE.

JANELAS PANORÂMICAS E CHARMOSOS BANCOS DE MADEIRA.
   Um ônibus de janelas panorâmicas e charmosos assentos de madeira, assim era a Jardineira, modelo de aplicação urbana turística desenvolvida na década de 1980 pela carroçadora Ciferal. Após a primeira aquisição do modelo pela extinta Empresa Iracema, Fortaleza ganhava há exatos 20 anos, mais ônibus desse tipo, porém, agora para circular entre a orla marítima da capital e praias da região metropolitana.

     Lançados em junho de 1993 pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DERT), os veículos dessas linhas turísticas passaram a oferecer uma opção barata de deslocamento para os que desejavam ir de Fortaleza para as praias do Porto das Dunas ou Cumbuco. A Empresa São Benedito realizava o percurso Fortaleza-Porto das Dunas (via Beach Park), já a Empresa Vitória, a linha Fortaleza-Cumbuco.

    A viagem inaugural com destino ao Cumbuco contou com a presença do então Governador Ciro Gomes, realizando o percurso a bordo de uma Jardineira da Empresa Vitória. As linhas tinham como finalidade propiciar o atendimento aos hóspedes dos hotéis e pousadas situadas na Avenida Beira-Mar, Meireles, Praia de Iracema, Monsenhor Tabosa e pessoas residentes na área ou que estavam em alguns dos pontos.

    Cada veículo transportava até 30 passageiros sentados com visão panorâmica, além de um telefone instalado no interior de um dos ônibus, funcionando com tecnologia móvel experimental. A linha Fortaleza-Cumbuco operava com dois veículos da Empresa Vitória, prefixos 174 e 175.

     Já a São Benedito, apenas com uma Jardineira de prefixo 1100. No roteiro servido diariamente pela São Benedito, o veículo deixava a Avenida Beira-Mar às 9 horas e retornava do Porto das Dunas às 16 horas.


Fonte             :

Fotos             :
Acervo  Empresa Vitória

Nenhum comentário: