quinta-feira, 9 de outubro de 2014

VOLKSBUS VEM GANHANDO MERCADO EM FORTALEZA.

EMPRESAS RENOVARAM SUA FROTA COM MODELOS VOLKSBUS.

Por Fortalbus

A linha de ônibus Volksbus vem ganhando, mesmo de forma tímida o mercado na capital cearense, basta observar as últimas aquisições da Vega, Aliança, Terra Luz, São José e Fretcar, empresas que operam o sistema de transporte urbano, preço e o bom desempenho de seus chassis é um atrativo especial na hora das empresas renovar suas frotas.



A MAN Latin America entrou no segmento de ônibus em 1993 com o lançamento do modelo VW 16.180 CO. O chassi chegou no momento em que o mercado pedia por alternativas no transporte e não marcou apenas o nascimento da linha Volksbus, mas também de um atendimento diferenciado feito na garagem do frotista. Em apenas dois meses, 550 unidades foram vendidas, superando todas as expectativas para o primeiro ano de vida do modelo.



Logo em seguida, no ano de 1995, a montadora ingressou no mercado de micro-ônibus com o chassi VW 8.140 CO. Já em 1998 foi apresentado o VW 16.210 CO. Logo nos primeiros anos de atuação no mercado brasileiro de transporte de passageiros, a marca garantiu a vice-liderança em ônibus. Em 2001, veio o primeiro Volksbus equipado com motor traseiro, o VW 17.240 OT, para operações urbanas e intermunicipais. Dois anos depois, chegou o primeiro Volksbus destinado à aplicação rodoviária, o modelo VW 18.310 OT.



A partir de 2012, com a introdução das normas de emissões Proconve P-7 no Brasil, a MAN Latin America passou a oferecer os primeiros chassis de ônibus equipados com motores MAN cuja tecnologia EGR elimina a necessidade de uso da solução de ureia (Arla 32). Hoje, a empresa oferece 11 diferentes modelos, para as mais variadas aplicações. A MAN Latin America é a segunda colocada nas vendas de chassis de ônibus no Brasil com 29% de participação.



Destaques

A nova geração do urbano de maior sucesso atualmente da carroçadora Caio Induscar, chegou ao Ceará através da Empresa Terra Luz Transportes. As novas unidades possuem chassi Volkswagen 17.230 EOD, veículos menos poluentes e de acordo com a atual norma de emissões Euro 5 (Proconve 7). As modificações realizadas deixaram a carroceria com o design mais arrojado e moderno, além de melhorar o conforto dos passageiros.

As principais diferenças entre o novo Apache Vip e o anterior são as modificações nas linhas da frente da carroceria (para-choque e grade) e o novo design do conjunto ótico dianteiro. A carroceria conta com iluminação em Led e itinerário eletrônico. Possui também elevador para deficiente físico e portas de acesso com acionamento pneumático, para atender melhor aos passageiros.


Destaque também para São José recebeu unidades do mais novo lançamento da Neobus, o urbano Mega Plus. Além dos primeiros do Ceará, os novos ônibus trouxeram alguns diferenciais no seu interior, como o piso isolante e os assentos estofados de encosto alto.

Dentre as unidades encarroçadas sobre Volkswagen 15.190OD e 17.230OD, destacam-se os primeiros com transmissão automatizada da empresa, denominados V-Tronic. Similar ao 17.230OD convencional, a versão V-Tronic traz uma caixa de acionamento mecânico, mas sem alavanca de mudança de marchas e sem o pedal de embreagem. Painel do Volkswagen 17.230 OD V-Tronic.



Com esta tecnologia, o ônibus Volkswagen permitirá mais conforto ao motorista urbano, pois não precisará efetuar centenas de trocas de marchas durante a operação do veículo. Lançado em 2008, o V-Tronic é indicado para o transporte urbano de passageiros em situações de trânsito intenso e para frotistas que desejam investir em tecnologia com menores custos inicias.


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