quinta-feira, 19 de novembro de 2015

UM PASSEIO COM AS EMPRESAS : EMPRESA GONTIJO.

CONTINUANDO A VIAGEM COM AS ASSOCIADAS À ABRATI, AGORA É A VEZ DE PERCORRER OS CAMINHOS DE SUCESSO DA EMPRESA GONTIJO DE TRANSPORTE.

Fonte : Juntos a Bordo
Fotos : Acervo Paraíba Bus Team


No ano de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, tinha início uma das maiores e mais bem-sucedidas viagens da história das empresas de transporte rodoviário de passageiros no Brasil. Naquela época, Abílio Gontijo, um jovem de 19 anos, pilotando sua jardineira Chevrolet Comercial 1940, engatava a primeira marcha e acelerava rumo à construção da Empresa Gontijo de Transportes. Nos primeiros anos a Gontijo era isso mesmo: uma jardineira, sacolejando, comendo e fazendo poeira no percurso Patos de Minas – Carmo do Paranaíba.


Apesar das dificuldades, Abílio Gontijo sabia que tinha de prosseguir sua viagem. Embarcou em um dos seus ônibus e mudou-se para Belo Horizonte, em 1965, quando a capital mineira ainda era uma cidade de médio porte e de vida pacata, e alugou uma sala no bairro São Francisco, onde passou a funcionar sua empresa. A jornada de Abílio Gontijo para Belo Horizonte permitiu a consolidação de outro marco na história de sua empresa, ocorrido também em 1965. Nesse ano, a empresa começa a fazer heroicamente as linhas Belo Horizonte – Governador Valadares e Belo Horizonte -Teófilo Otoni.


A penetração da Gontijo nessas cidades permitiu que a empresa engrenasse uma terceira marcha no ritmo de sua história. No correr da segunda metade da década de 1960, a empresa ampliou o número de linhas nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, a partir de Valadares e Teófilo Otoni. A Gontijo já tinha todas as condições de romper as fronteiras de Minas, colocar o pé na Estrada e ganhar o Brasil. Em 1975, Abílio Gontijo realizou um sonho, com um lance no qual a sorte teve papel fundamental. Ganhou num sorteio (foi a fórmula de uma concorrência promovida pelo DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) a linha Belo Horizonte – Salvador. Ainda na década de 70, a Gontijo passou a ligar a capital mineira também a Goiânia, Recife e Campo Grande, firmando sua competência para realizar viagens de longo percurso.



Em 1981, era inaugurado o Parque Rodoviário Gontijo, no bairro Engenho Nogueira, em Belo Horizonte. Ele é hoje um dos mais modernos centros administrativos e de manutenção de empresa de transporte no país. Em Dezembro de 2003 a Empresa Gontijo adquiriu a Companhia São Geraldo de Viação, fundada em 1949.




Hoje o grupo transporta anualmente quase 7 milhões de passageiros, o que corresponde quase à soma das populações de capitais como Belo Horizonte e Curitiba. Essa história viaja nos ônibus da Gontijo!





Nenhum comentário: