quinta-feira, 12 de novembro de 2015

VEM AI ........ A URBAN .

VEM AI  .....  A URBAN 
A NOVA EMPRESA DE TRANSPORTE COLETIVO DE ANÁPOLIS.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Texto : Josivandro Avelar
Fotos : Jovani Cecchin / Rafael da Silva Xarão



A cidade de Anápolis, em Goiás, vai ganhar uma nova empresa de transporte coletivo. A URBAN - Mobilidade Urbana de Anápolis vai operar na cidade a partir do próximo dia 24 de novembro, após vencer a licitação da Prefeitura para redefinição do sistema de transporte coletivo na cidade. A empresa pertence ao Grupo São José, que é dona da empresa de mesmo nome no Distrito Federal, da Expresso São José do Tocantins, e da Viacap, de Palmas.

A empresa inicia suas operações com 190 veículos; 103 carros zero quilômetro e 87 seminovos. Os veículos zero quilômetro são do modelo New Torino, da Marcopolo. Com 3 portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes, 3 letreiros Mobitec de cor âmbar (frontal, auxiliar e lateral na janela) e equipados com ar condicionado, são encarroçados no chassi 17-230 OD Euro V da Volkswagen - a São José é cliente de longa data da VW.

Os veículos seminovos são da versão 2007 do modelo Torino, da Marcopolo. Fabricados em 2009, são encarroçados no chassi 17-230 EOD da Volkswagen e estão em bom estado de conservação. Os veículos operaram na empresa do grupo no Distrito Federal, a Expresso São José, e foram substituídos em 2013 por outra grande compra da empresa, quando também após vencer licitação, a São José substituiu toda sua frota por modelos da CAIO - Apache Vip III, Foz Super e Millennium BRT - encarroçados em chassis Volkswagen. Também serão remanejados para a URBAN 19 Apache Vip I, da CAIO, encarroçados no mesmo chassi.

Os veículos trazem uma padronização nas cores laranja, preto e ouro, características das empresas do Grupo São José.


A URBAN deve utilizar o sistema de bilhetagem da Transdata - o mesmo empregado na Grande João Pessoa e em Campina Grande - substituindo o sistema da Empresa1 utilizado pela antiga operadora.

Com a entrada da URBAN, a TCA - Transporte Coletivo de Anápolis - deixa as ruas da cidade no dia 23 de novembro, após atuar por 52 anos na cidade. A empresa pertencia ao Grupo Odilon Santos, controlador da Transbrasiliana - que teve autorizada a transferência de 36 de suas linhas interestaduais -, e a frota será remanejada para outras empresas do grupo.






Nenhum comentário: