quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

ITAPEMIRIM 60 ANOS - PARTE 3

AGORA É A VEZ DO TRIBUS RETRÔ E A 60 ANOS SINÔNIMO DE BRASIL.


   Inicialmente ele seria um rodonave retrô, mas saiu o Tribus como mais um dos ônibus "retrô" em comemoração aos 60 anos da Viação Itapemirim. O ônibus escolhido nessa oportunidade é mais uma vez um Marcopolo Paradiso DD G6 com motorização Scania K 420 que fazia parte da empresa de turismo sediada em Curitiba, Capanema Tur. Esse já é o terceiro ônibus com adesivação relembrando os antigos lay outs de uma, senão a mais tradicional empresa de ônibus do Brasil. A primeira relembrou a pintura utilizada pela empresa a partir de 1966 até meados dos anos 70. Já a segunda retratava a pintura azul e prata até então desconhecida para muitos, utilizada nos primeiros ônibus da empresa em 1958

  A pintura utilizada no 20001, numeração que ele recebeu para essa edição comemorativa, foi adotada pela Itapemirim no final dos anos 80, sendo utilizada em sua frota até 2003.

  Vejam um Tribus com a pintura tal como o DD retrô da Itapemirim:

    Em 2013, para comemorar os 60 anos de operações que hoje atendem a cerca de 70% do território brasileiro, interligando 21 estados, a Viação Itapemirim decidiu relembrar alguns dos momentos especiais que consagraram a companhia como um dos nomes mais reconhecidos em todo o País, de acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, que concedeu o título de marca de alto renome em 2006 à empresa de Camilo Cola. 


    No sábado, dia 18 de maio de 2013, a Itapemirim promoveu em sua garagem no município de Guarulhos, na Grande São Paulo, um encontro especial entre funcionários, integrantes da diretoria e pesquisadores e apaixonados pelo setor de transportes. A Itapemirim nasceu de um sonho. Foi fruto de muitos desafios superados, fez parte do crescimento do País, uniu caminhos e direções e hoje é reconhecida por todos. Assim, para nós, é um orgulho resgatar parte de nossa história que é parte também da história do Brasil. E a grande lição que a Itapemirim nos dá é a seguinte: Basta acreditar e ir em frente– disse Bianca Cola, gestora de marketing da Itapemirim. 


   Como parte das comemorações pelos 60 anos da empresa, ônibus modernos foram adesivados com pinturas antigas da companhia, cada uma representando uma fase da empresa e dos transportes brasileiros. Até o momento são 3 pinturas relembradas em 3 veículos em operação, de épocas distintas: 

-1958, relembrando o veículo de prefixo 15, da encarroçadora Grassi sobre mecânica O 321, da Mercedes Benz, o primeiro ônibus que teve estampado o nome “Viação Itapemirim”. 
-1966, em alusão ao Monobloco da Mercedes Benz O-326, prefixo, 731, que marcou a época em que a Itapemirim já cruzava boa parte do País. 
-1989, recordando a pintura adotada no modelo Scania K 112 CL, carroceria Tecnobus Tribus III, prefixo 20001. O modelo remete a uma época de prosperidade da empresa, que em 1980 conquistou o direito de operar a linha de ônibus considerada mais rentável do País até hoje, mesmo com o crescimento do setor aéreo.

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos / Onibus da Paraiba
Matéria/Texto: JC Barboza
Fotos : Amós Silva/Rodrigo Gomes/ Adamo Bazani
Com informações: Ponto de ônibus


Nenhum comentário: