LEI PERMITE QUE MULHERES DESÇAM FORA DOS PONTOS DOS ÔNIBUS DA EMTU APÓS AS 22hs. IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TAMBÉM SERÃO BENEFICIADOS.
O governador de São Paulo, João Doria, sancionou a lei que permite com que mulheres, idosos e pessoas com deficiência desembarquem dos ônibus metropolitanos da EMTU fora dos pontos.
A possibilidade é das 22h às 5h e visa garantir maior segurança para estes passageiros.
A lei deve ser publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta terça-feira, 15 de outubro de 2019, quando passa a vigorar.
O desembarque fora do ponto não será permitido em locais onde por sinalização de trânsito é proibido parar e estacionar, em corredores exclusivos com canteiros e no meio das vias.
A lei inclui os ônibus gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que é responsável pela Grande São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Baixada Santista.
Na justificativa do projeto, o deputado afirma que “mulheres, idosos e as pessoas com deficiência estão vulneráveis no período da noite e madrugada e são alvos preferenciais de bandidos. No caso das mulheres a relevância dessa lei é ainda maior, pois as mesmas são vítimas de frequentes estupros”.
Na capital paulista, com os ônibus do sistema SPTrans, uma lei semelhante está em vigor desde 2016.
Matéria : Adamo Bazani
Foto : Diário do Transporte
Fonte : Diário do Transporte
www.diariodotransporte.com
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário