domingo, 31 de agosto de 2014

OS CITMAX DA CIONE.

OS ÔNIBUS DE APLICAÇÃO URBANA FORAM OS ÚLTIMOS MODELOS A TRAZER A DENOMINAÇÃO CIFERAL.

Por Fortalbus


Produzido entre os anos de 2003 e 2007, o ônibus de aplicação urbana Citmax foi o último modelo a trazer a denominação Ciferal, que mesmo após ser adquirida pelo Grupo Marcopolo, seu tradicional nome relacionado a fabricação de carrocerias, manteve-se no mercado com uma linha diferenciada de produtos voltada para o segmento urbano.

No Ceará, o Citmax esteve presente em várias empresas de transporte coletivo urbano e metropolitano, confirmando assim o sucesso de uma carroceria projetada com o know-how Marcopolo. Além destes segmentos, o modelo também se apresentou como uma boa opção para o transporte de funcionários.


Neste setor, um dos exemplos aqui mesmo no Ceará é com a Cione, Companhia Industrial de Óleos do Nordeste, uma das quatro maiores exportadoras de amêndoas de castanha de caju do Brasil e que possui cerca de 3 mil funcionários, distribuídos entre a fábrica e fazendas.

A Companhia disponibiliza transporte exclusivo, composto por uma frota de ônibus Citmax. Todos os veículos, de fabricação 2006, possuem chassis Volkswagen 17.210, que equipados com duas portas, possuem uma característica curiosa, a bancada de cor amarela original de fábrica. A frota pode ser vista no interior do estado, na região de Aracati e Beberibe, principalmente nas margens da BR-304 onde estão localizadas algumas de suas fazendas.



O Citmax surgiu com a proposta de ser um veículo leve e de baixo custo operacional para os frotistas, especialmente desenvolvido para o transporte coletivo urbano. Uma das principais vantagens do Citmax em relação aos modelos comercializados no mercado nacional era sua economia de combustível. Nos testes aerodinâmicos, o modelo comprovou seu menor custo operacional em aplicação urbana registrando consumo de combustível 24% menor que a média dos demais veículos similares.

FONTE  : FORTALBUS.COM
FOTOS  :  KENNETH DERI EVANS


Nenhum comentário: