quarta-feira, 20 de agosto de 2014

RN : DOIS ANOS SEM VIAÇÃO RIOGRANDENSE.

FOI UMA FATALIDADE, UMA EMPRESA DE ÔNIBUS COM MAIS DE 60 ANOS DE ATUAÇÃO FECHAR AS PORTAS DESSE JEITO.

Por Josenilson Rodrigues – Busão de Natal

Lembro-me como se fosse hoje, o meu telefone tocar e eu ouvir a notícia de que os ônibus da empresa Viação Riograndense que faziam as linhas: 03, 28, 45 e 132 não estavam circulando. 



Era um dia de Domingo, 12 de Agosto de 2012, quando se confirmou por meio de um comunicado meio informou posto pela a empresa Viação Riograndense na parede da garagem que dizia Comunicamos aos empregados da Viação Riograndense LTDA. Que a partir de 12 de Agosto de 2012 deixamos de operar as linhas urbanas (03, 28 e 45), em razão do desequilíbrio econômico financeiro do contrato com a prefeitura.


 Esse comunicado foi choque. Em especial para a população e claro, para os funcionários da empresa que foram pegos de surpresa com tal decisão.



Com a falência da empresa Viação Riograndense, uma linha foi criada para atender ao público do Nova Natal com destino a Zona Sul da cidade do Natal. Porém, até hoje a linha é motivo de reclamação, pois a mesma denominada de 10-29 não faz o itinerário das linhas 03 e 28 no conjunto do Nova Natal o que prejudica bastante alguns moradores. Com tudo, mais vale ter um 10-29 no conjunto do que não ter nada.

Depois desses Dois anos, a população da Av. Cidade Praia só depende de apenas uma linha de ônibus e uma linha opcional complementar. Porém, a tão esperada linha 03 e 28 ainda não passou, mas a muitos que ali residem no Nova Natal torcem para que saia essa licitação e assim seja resolvida de uma vez o problema de transporte do Nova Natal.


Atualmente a empresa está mantendo linhas metropolitanas e intermunicipais.

Atualmente, a empresa Viação Riograndense atua circulando nas linhas rodoviárias. 

A data do dia 12 de Agosto é marcada com muita tristeza para alguns busólogos, tristes porque perdemos uma empresa de história, empresa essa que já teve seus veículos de motores Volvo urbano circulando por linhas simples, mas marcada pelo o conforto de uma era de ouro que não vota mais.


Foto divulgado no Facebook Natal Como Te Amo

Lembrar que a empresa já foi uma das maiores empresas do seguimento de transportes de passageiros de todo o RN e hoje ver ela nesse estado é doloroso. Mas, muitos busólogos e admiradores estão na torcida para que a empresa volte a ser aquela Riograndense atuante.



Particularmente, sinto saudades da empresa circulando nas linhas urbanas de Natal. Da sua pintura, da sua simplicidade. Graças a Deus, já tive a oportunidade de visitar as instalações das Duas garagens que a empresa manteve e fui bem recebido. Fiz, bons registros no qual quero guarda com muito carinho.

Mas deixo claro, a minha simples homenagem a uma empresa de história. De história por se tratar da primeira empresa de ônibus do Rio Grande do Norte. Força Viação Riograndense, um dia quero ver seus ônibus circulando nas linhas urbanas de Natal novamente.

Nenhum comentário: